NiTfm live

Viagens

Nunca viu nada assim: o festival de luz nos canais de Amesterdão

O 8.º Festival anual de luzes ilumina a cidade à noite de forma incrível. Ainda pode visitar até 19 de janeiro.
A peça "Surface Tension".

Desde o passado dia 28 de novembro que a cidade de Amesterdão ganhou uma nova luz e ficou mais bonita do que nunca. Na sua oitava edição, o Festival de Luzes trouxe às ruas e canais instalações luminosas e artísticas que tornam uma visita praitcamente imperdível.

Segundo o “MymodernMet“, a edição de 2019 tem o tema DISRUPT !, o que quer dizer que todas as obras devem fazer pensar, questionar, literalmente dar luz sobre temas como a tecnologia, política, ambiente.

O festival dura até 19 de janeiro, o que quer dizer que tem um total de 53 dias, ou neste caso noites: é que foi idealizado para o pico do inverno, aproveitando uma altura em que a cidade vive praticamente 16 horas de escuridão, e trazendo luz e arte.

De todo o mundo chegam as instalações, como a do artista japonês Masamichi Shimada e o seu Efeito Borboleta.

Embora haja detalhes e coisas a descobrir em toda a cidade, as vinte maiores instalações estão explicadas e mapeadas num completo site, onde tem tudo o que precisa se quiser descobrir: de diferentes roteiros possíveis, a atividades paralelas como concertos e palestras.

Se ainda quiser ir a Amesterdão visitar este Festival, saiba que há voos de ida e volta em janeiro, a partir de Lisboa, a rondar os 100€.