NiTfm live

Viagens

Estudo sugere que novo aeroporto deve ir para Alverca e não para o Montijo

A ideia é construir uma pista sobre um mouchão, uma das pequenas ilhas do rio Tejo.
Entretanto em Lisboa.

Em fase de consulta pública, o novo aeroporto do Montijo está longe de reunir consenso. O principal problema dos opositores ao projeto reside exatamente na localização escolhida pelo Governo.

O antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, é um dos nomes que se opõe à construção do novo aeroporto e apresentou um estudo com uma nova solução (e uma nova localização): Alverca. O antigo autarca faz parte de um movimento que defende a criação de um novo hub em Lisboa, que funcione como complemento do aeroporto da Portela.

A ideia é funcionar como uma alternativa ao projeto Montijo e o estudo já foi apresentado ao Ministério das Infraestruturas em nome da sociedade civil. Segundo o site da “RTP”, a proposta passa por construir este hub sobre um mouchão, uma das pequenas ilhas do rio Tejo.

Segundo a publicação, “é uma solução que está, segundo os promotores, mais desenvolvida do que a do Montijo: o aproveitamento da Base Aérea de Alverca era uma hipótese considerada inviável porque a pista da Portela não é paralela à existente em Alverca, não permitindo movimentos simultâneos de descolagem e aterragem”.

Diz ainda que “os defensores de Alverca querem que esta infraestrutura passe a receber os voos de longo curso e o aeroporto Humberto Delgado apenas os de médio curso”. Por enquanto, estão várias hipóteses a serem analisadas e não há decisão definitiva.