NiTfm live

Viagens

Notting Hill Carnival: a maior festa de rua da Europa está de volta a Londres

Pelas fotos ninguém diria, mas este Carnaval celebra-se no bairro mais famoso do cinema: Notting Hill.
Entrada gratuita.

É a maior festa de rua da Europa e a entrada é grátis. O Notting Hill Carnival acontece, este ano, nos dias 25 e 26 de agosto, domingo e segunda-feira (feriado em Inglaterra), em West London.

A festa decorre nas ruas e costuma receber entre um a dois milhões de visitantes para celebrar a cultura caribenha. Há dançarinos vestidos com fatos elaborados numa parada onde impera a música e a cor, e sobretudo, a multiculturalidade.

Os ritmos do reggae, merengue, calipso, rumba, salsa, e dub são algumas dos estilos musicais da festa. Há ainda uma competição de bandas de instrumentos de metal, soundsystems e bandas Mas.

‘Mas’ nasceu da palavra ‘masquerade’ e remonta ao início dos anos 1800, quando os escravos caribenhos faziam trajes e mímicas para ridicularizar os seus mestres. Após a abolição da escravatura, nasceu o carnaval caribenho — o resultado de uma fusão de tradições e cultura africana e europeia.

Além da música, há comida caribenha para provar neste carnaval londrino. Os 300 vendedores ambulantes servem frango com especiarias, callaloo (prato de vegetais) e guisado tradicional de cabrito, entre outros.

Haverá 300 bancas de comida.

O Carnival acontece em West London, passando pelas áreas de Notting Hill, Ladbroke Grove e Westbourne Park. A parada principal começa na Great Western Road, em direção a Chepstow Road, antes de chegar a Westbourne Grove. Termina, depois, em Ladbroke Grove.

A festa arranca no domingo às 10 horas, com uma cerimónia de abertura, seguida do início da parada às 10h30. Na segunda-feira, a parada começa às 10 horas. A festa prossegue até à noite.

O domingo, 25, é considerado o dia dos miúdos — e o ideal para as famílias, uma vez que atrai um pouco menos de visitantes. Por outro lado, o dia seguinte é, sem dúvida, o de maior confusão. Há ainda after parties em Kensington e Chelsea.

Para chegar ao festival, as melhores estações de metro são Holland Park, Notting Hill Gate, Royal Oak, Westbourne Park e Ladbroke Grove. A organização recomenda que leve dinheiro vivo, uma vez que muitas das bancas de comida não aceitam cartões de crédito.

Se quiser viajar para Londres a partir de Lisboa, entre 24 e 27 de agosto, saiba que a Ryanair tem um voo de ida e volta, para uma pessoa, por 234€. Para as mesmas datas, um quarto duplo ou twin no alojamento Holiday Inn London Kensington Forum custa 376€.

Notting Hill Carnival, em Londres.