No início de junho uma nova campanha da TAP começou a dar que falar nas redes sociais. Em vários táxis nova-iorquinos podia ler-se “Portugal, Your Way to Spain” (“Portugal, o caminho para Espanha”, traduzido).
Muitos foram os que se indignaram nas redes sociais e chegaram até a acusar os americanos de ignorância, mas a companhia aérea portuguesa rapidamente explicou a campanha.
“É verdade que, através da TAP, a imagem de Portugal “invadiu” Nova Iorque. O âmbito da campanha é promover o programa Portugal Stopover. Convidar todos aqueles que não têm agendada viagem para Portugal a fazerem-no, mesmo que o seu destino final seja Espanha, Itália, França ou outro qualquer destino europeu”, explicou fonte da companhia à NiT.
A verdade é que esta campanha tem, realmente, uma razão de ser, já que se comemoram agora 50 anos desde a inauguração da rota entre Lisboa e Nova Iorque como parte do programa de Portugal Stopover. A fama desta rota é tal que até o “The New York Times” lhe dedicou uma parte de um artigo sobre escalas que foi publicado este domingo, 16 de junho.
“O programa de stopover da TAP Air Portugal permite aos viajantes passarem até cinco noites em Lisboa ou no Porto sem qualquer custo enquanto viajam até mais de 65 destinos na Europa ou África”, pode ler-se no artigo. “O programa inclui descontos em mais de 150 hotéis, uma garrafa de vinho grátis em restaurantes selecionados e atividades sem custos como entradas em museus ou viagens de tuk-tuk.”
Além de tudo isto, Nova Iorque ganhou um novo mural em homenagem a este programa. Fica na região de Brooklyn e ocupa duas paredes que fazem esquina numa das principais artérias da cidade. Tem várias ilustrações de marcos nacionais como os elétricos e o Panteão e há também referência a alguns dos destinos para onde pode voar a partir de Portugal como Itália e França.
Esta campanha continua também nos mais de 400 topos de táxis nova iorquinos e em 800 painéis publicitários espalhados pela cidade.