NiTfm live

Viagens

No novo resort sustentável na Finlândia há descontos para hóspedes eco-friendly

Com escolhas ambientais e atividades ligadas à natureza, os turistas do Arctic Blue Hotel podem reduzir o preço da estadia até 50 por cento.
Vai ficar mais ou menos aqui.

É uma ideia de sonho para os apaixonados por viagens, pela descoberta de locais incríveis, pela perseguição de auroras boreais e ainda pelo meio ambiente. Sobretudo se também forem fãs de uma boa poupança. Os hóspedes que ficarem num novo resort finlandês, que vai abrir em breve, poderão ter um grande desconto na sua conta final, se reduzirem as suas emissões durante a estadia. Em Kontiolahti, uma pequena cidade nas paisagens virgens da Finlândia, qualquer pessoa pode viver umas férias sustentáveis ​​e compensar a pegada de carbono da sua estadia: o preço final é baseado em emissões e quanto menor o impacto, menos paga.

O Arctic Blue Resort é um hotel ecológico que será inaugurado em 2022 nesta pequena localidade a 450 quilómetros a nordeste da capital do país, Helsínquia. O design vai ser 100 por cento inspirado na natureza e o objetivo do resort é que seja o mais sustentável possível. 

Segundo informações no seu site, as obras já começaram e é certo que o novo hotel será construído totalmente com materiais naturais, alimentado por fontes de energia renováveis, e terá seu próprio sistema de tratamento de água. 

Cada um dos quartos terá um tema especial, para que os hóspedes possam escolher se querem dormir sob um céu noturno estrelado ou abençoado por auroras boreais, ou ainda apreciar uma vista de 360 ​​graus da floresta. O transporte em toda a região do resort será feito através de veículos elétricos para limitar ao nível de emissões poluentes.

A empresa por trás do projeto é a Arctic Brands Group, originalmente uma destilaria que já tem vários produtos vocacionados para a sustentabilidade. Quer agora “oferecer às pessoas umas férias ecológicas de classe mundial e incentivá-las a tornar sustentável a sua estadia, com preços baseados em emissões”, lê-se na plataforma.

Os visitantes do resort vão poder baixar o custo da sua estadia até 50 por cento, desde que assumam pequenos gestos como consumir menos água ou energia, participar em atividades ecológicas e fazer escolhas alimentares sustentáveis. “Queremos que o resort seja um lugar de verdadeira tranquilidade e assim, incentivamos nossos convidados a estarem mais presentes no momento e abraçarem um desligar do mundo digital”.

Segundo a “Inhabitat“, até plantar uma árvore na floresta vizinha do resort lhe retira 5 por cento da conta do hotel. A seleção de atividades e excursões oferecidas incluirá natação no gelo e caminhadas na neve no inverno e remo e colheita de frutas no verão.

Na alimentação, o Arctic Blue Resort fará parceria com agricultores locais para fornecer os seus alimentos e o menu dos restaurantes será sazonal e inclurá “as maravilhas das estações do campo finlandês”.

A pequena cidade de Kontiolahti tem apenas cerca de 15.000 habitantes e entra assim no mapa do turismo, dizem os meios locais. É que será o primeiro resort do género no mundo e, acreditam alguns especialistas, pode até revolucionar e inspirar o setor do turismo.