NiTfm live

viagens

Neste emprego de sonho nunca mais vai ter de trabalhar na sua vida

Só precisa de ativar o relógio de uma estação de comboios e depois fica livre durante o resto do dia. O cargo é vitalício.
Aqui está um emprego de sonho.

Parece um emprego de sonho: receber para não ter de trabalhar, nem receber ordens durante todo o dia. Será assim na Suécia em 2025. O projeto Eternal Employment é de dois artistas suecos que foram convidados para remodelar a estação de comboios de Korsvägen, em Gotemburgo. Em vez de usarem o dinheiro para a decorar, fizeram uma instalação sobre o setor do trabalho, onde o empregado tem total controlo sobre a carreira.

A estação está atualmente a ser construída e vai ter no seu interior um relógio que será o único trabalho deste futuro empregado: pressioná-lo todas as manhãs dos dias úteis para ativar um conjunto de luzes fluorescentes. Depois disso, estará livre para fazer o que quiser ao longo do resto do dia.

Segundo o jornal inglês “The Independent”, este será um emprego vitalício, mas a pessoa pode demitir-se ou reformar-se em qualquer altura. Nessa altura será escolhido outro empregado para o cargo. Pensão, férias e subsídio. Está tudo incluído no contrato de trabalho. A única condição é que esse funcionário não acumule mais nenhum cargo profissional. 

As candidaturas só vão começar a ser aceites mais perto da inauguração da estação de comboios, bem como o valor do ordenado. Simon Goldin e Jakob Senneby são os responsáveis pelo Eternal Employment. A saída de uma fábrica da Volvo daquela cidade sueca inspirou os artistas para criarem este conceito que dá total controlo ao empregado.