NiTfm live

Viagens

O melhor aeroporto da Europa é português

A conclusão é de um estudo realizado pelo Airport Service Quality (ASQ), que recolheu a opinião dos passageiros em 34 critérios de avaliação.

europa

Qual é coisa, qual é ela, que tem tempos de espera muito reduzidos, funcionários sempre prontos a ajuda, instalações impecavelmente limpas e um espaço mesmo muito confortável? Segundo o estudo Airport Service Quality, realizado pelo pela associação profissional de operadores de aeroportos Airports Council International, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Pelo menos na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros.

O Aeroporto do Porto foi eleito o Melhor Aeroporto da Europa com capacidade para entre cinco e 15 milhões de passageiros. Na categoria com mais de dois milhões de passageiros, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ficou em terceiro lugar. A conclusão foi obtida através de um inquérito realizado aos passageiros, que avaliaram a prestação dos aeroportos europeus em 34 critérios.

No Top dos melhores aeroportos europeus que receberam entre dois a cinco milhões de passageiros, o primeiro lugar foi atribuído ao Aeroporto Internacional de Sóchi (Rússia); no ranking 15 a 25 milhões ganhou o Aeroporto Internacional de Viena, de 24 a 40 milhões o Aeroporto Moscovo Sheremetievo (Rússia) e mais de 40 milhões o Aeroporto de Londres Heathrow.

Em 2016, o Aeroporto do Porto bateu um recorde quando atingiu os nove milhões de passageiros. Nos próximos cinco anos, o aeroporto prevê um aumento do tráfego de 15% ao ano.