NiTfm live

Viagens

Más notícias para os turistas: já parou de nevar em Paris

A Torre Eiffel e o Museu do Louvre são os principais cenários das imagens mais partilhadas no Instagram.
In-crí-vel.

Em Paris, não neva com muita frequência, normalmente menos de 15 dias por ano. Em 2019, esta contagem começou cedo. A 22 de janeiro, terça-feira, a neve começou a cair e pintou as ruas e monumentos da capital francesa e prolongou-se até este sábado, 26, altura em que começou simplesmente a chover.

Durante os últimos dias, as temperaturas chegaram aos dois graus. Neste momento, as mínimas batem nos seis e as máximas, nos nove.

O país esteve quase todo em alerta amarelo devido ao mau tempo e à intensidade do nevão. A Torre Eiffel, por exemplo, teve de ser fechada a visitas na terça-feira e nos dias seguintes. Não é a primeira vez que isto acontece. Em março do ano passado, o monumento também fechou devido à formação de gelo que deixa as escadas escorregadias e perigosas.

Foram ainda interrompidas dezenas de ligações de transportes. Aliás, uma das estradas mais movimentadas da região, a RN 118, que é também das mais usadas pelos motoristas para chegar até o aeroporto de Orly, na zona sul, teve de ser encerrada. A neve formou uma camada de cinco centímetros e só os serviços de emergência é que podiam circular pela estrada. Em fevereiro de 2018 aconteceu uma situação semelhante, mas mais grave — milhares de pessoas ficaram bloqueadas e foram obrigadas a passar a noite nos seus carros.

Além disso, sete departamentos no noroeste da França ativaram o plano de emergência devido ao nevão.

Quem aproveitou o fenómeno foram os turistas (e moradores) que procuram a foto perfeita para as redes sociais. Alguns limitaram-se a fotografar a paisagem, mas houve quem arriscasse e dividisse o protagonismo com a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, por exemplo.

Houve ainda um nível mais elevado: quem juntou acessórios à foto. Anna Dawson, que tem mais de 143 mil seguidores no Instagram, levou um balão cor de rosa para a rua e criou um cenário ainda mais mágico.

Carregue na galeria para ver as fotos mais bonitas de Paris sob neve que têm sido partilhadas no Instagram.