NiTfm live

Viagens

Maragogi: as suas próximas férias vão ser aqui, combinado?

A cidade é conhecida como as Caraíbas do Brasil. Nesta altura do ano não chove e o azul do mar é incrível, como se vê.
Fica no estado de Alagoas.

São 22 quilómetros de um dos litorais mais bonitos do Brasil. A pequena cidade de Maragogi — situada no norte do estado de Alagoas — está a 125 quilómetros da capital Maceió e é mais conhecida por Caraíbas brasileiras.

Este é mesmo um dos destinos mais procurados do nordeste do Brasil por causa das águas cristalinas (num tom azul turquesa) e mornas, bem diferente da temperatura do mar em Portugal.

As plantações de coqueiros destacam-se na paisagem das praias de Barra Grande, Peroba, São Bento e Burgalhau, mas as principais atrações de Maragogi são mesmo as piscinas naturais formadas pelos recifes de coral. 

Há passeios diários realizados em barcos que partem das praias com número limitado de turistas (até 720 pessoas por dia) numa tentativa de preservar os corais e a vida marinha da região, ameaçada pelo turismo em massa. Os horários destes passeios para as galés de Maragogi — como são conhecidas as enormes piscinas naturais da região — mudam todos os dias, respeitando o tempo da maré baixa.

Já as piscinas de Taocas e Barra Grande são ligeiramente mais pequenas, mas ideais para fazer mergulho de snorkel ou botija de oxigénio. As agências que oferecem o transporte costumam alugar os equipamentos de mergulho e outras opções para chegar aos recifes, como escunas e lanchas.

“As praias são mesmo paradisíacas. Quando a maré está baixa é possível caminhar até os corais e quando a maré sobe, aproveitamos para mergulhar nas águas quentes e super transparentes. Além de descansar, é o lugar perfeito para renovar as energias e conhecer uma paisagem sem comparação“, conta à NiT a jornalista brasileira Cristina Ribeiro, que passou as férias em Maragogi, em 2015.

Os visitantes mais preocupados com o meio ambiente podem apoiar o turismo sustentável local e realizar uma visita guiada de barco pelo rio Tatuamunha, onde estão concentrados os mamíferos da espécie peixe-boi — que estão em processo de extinção na costa brasileira. O passeio até o santuário é organizado pela Associação Peixe-Boi

Para chegar à cidade de Maragogi, os turistas podem optar por desembarcar no aeroporto de Maceió (Alagoas) ou no de Recife (Pernambuco), mas o resto do trajeto tem de ser feito de carro e dura aproximadamente duas horas.

Passar uma semana neste paraíso pode custar entre 664€ e 2816€, consoante o nível de luxo que escolher. O valor inclui passagem de avião com saída de Lisboa, carro e estadia, durante seis noites.

Carregue na galeria para saber mais pormenores sobre os passeios que pode realizar nas suas próximas férias de sonho e os melhores locais para reservar a sua estadia.