NiTfm live

Viagens

Já abriu o novo aeroporto de Pequim — e parece um cenário de filme

Esteve a ser construído durante cinco anos e tem uma arquitetura inspirada na tradição asiática.
É quase do tamanho de Manhattan.

O novo aeroporto de Pequim, a capital chinesa, parece saído de um filme de Hollywood de ficção científica. Demorou cinco anos a estar pronto e é agora o maior aeroporto de estrutura única do mundo.

O ateliê de Zaha Hadid inspirou-se na arquitetura tradicional chinesa para idealizar este projeto do Beijing Daxing International Airport. O aeroporto foi todo construído à volta do átrio principal e tem bastante luz natural.

O grande objetivo foi torná-lo no maior terminal da região, com vista a poder receber mais viagens internacionais do que o aeroporto já existente. O investimento foi de cerca de 13 mil milhões de euros e ocupa uma área de cerca de 47 quilómetros quadrados. É quase do tamanho de Manhattan e fica a cerca de 45 quilómetros do centro da cidade.

A comodidade também foi um fator de peso nas decisões que foram tomadas — e como tudo está à volta do átrio principal, não são necessários transportes como autocarros dentro do aeroporto para os passageiros se deslocarem. A distância máxima percorrida a pé será de menos de oito minutos.

A estrutura no topo do edifício é alimentada por painéis solares e tem um sistema central de aquecimento e colheita da água da chuva. Com seis grandes braços, a perspetiva de cima (que pode ser vista no vídeo) é uma das mais impressionantes.

Para chegar ao centro de Pequim, também não será complicado. Existe um comboio subterrâneo que faz a ligação em 20 minutos, já que circula a 160 quilómetros por hora.