NiTfm live

viagens

O incrível Instagram do fotógrafo que persegue os cenários de filmes

Esta é a única missão de vida de Steve Peterson: encontrar e registar locais reais que ficaram famosos no cinema.
A praia de "Lost".

Gostar de cinema e de viajar são, seguramente, duas características comuns à maioria da população mundial. Um fotógrafo norte-americano decidiu levar estas duas paixões mais longe e, naquilo que começou por acaso mas agora é um sucesso, anda pelos Estados Unidos a descobrir e fotografar cenários reais de filmes ou que inspiraram séries icónicas. Depois, compara, com o mesmo enquadramento, a sua foto e a cena que passou no ecrã.

Por isso, abra o seu perfil de Instagram e siga esta conta: hollywood_irl. Não é uma página de fotografia, nem de viagens, nem sequer de cinema: é uma mistura incrível de todos estes mundos. Vai encontrar a casa onde foi filmada “Má Vizinhança“, com Zac Efron e Seth Rogen, o edifício onde foi filmado o primeiro “Die Hard” (num post estrategicamente colocado no dia de Natal), a casa e igreja de “Sozinho em Casa“, o Café de “Twin Peaks“, o banco de “Forrest Gump“, cenários de “Stranger Things” e muito mais.

O autor é Steve Peterson, que conta à revista de viagens “Lonely Planet” que tudo começou em 2014, depois de ter viajado para o Havai durante uma convenção da série “Lost“, da qual era fã. Enquanto estava em O’ahu, começou a procurar os locais de filmagem do programa, a tirar fotos e a publicá-las em fóruns de outros fãs da série. A reação foi tão positiva e avassaladora que decidiu transformar a ideia num conceito.

Peterson, que se auto-intitula como um nerd de filmes, costuma viajar com a mulher. Primeiro escolhem um destino e depois tentam encontrar filmes ou séries que tenham sido gravados nessa zona. O fotógrafo diz que há sítios mais trabalhosos do que outros e que envolvem pesquisa e contactos. Além de um longo esforço de verificação.

Uma vez no local, imita o enquadramento e depois explica na sua página, com mais ou menos humor, o que encontrou. O instagrammer elege o Havai como o seu destino favorito, mas diz ter ficado fascinado por Jackson, na Geórgia, que fica na cidade fictícia de Hawkins, Indiana, em “Stranger Things”, da Netflix. Isto porque descobriu que a escola que as crianças frequentam é filmada existe realmente. Quando passou por lá ainda havia a placa da série e fãs da história por todo o lado.

No seu post de ano novo, o autor explicou que 2018 foi um ano de viragem, tendo visitado 243 locais diferentes, postado 300 fotos de comparação, obtido 55.5 mil likes e 13 mil novos seguidores.

Para 2019, os planos passam por ir à Nova Zelândia visitar os locais de filmagens de “O Senhor dos Anéis” e “Hobbit“.