Viagens

Há um apartamento de luxo em Edimburgo inspirado em Harry Potter

Até tem um espelho e uma secretária que pertenceu a J. K. Rowling. Tudo isto em pleno centro histórico da cidade. 

Senhoras e senhores, ponham os olhos nisto.

Em plena zona histórica de Edimburgo, na parte velha da cidade, há um novo apartamento de luxo que vai deixar rendidos todos os Muggles que nunca chegaram a receber a carta de Hogwarts. Da suite inspirada num dormitório Gryffindor até aos candelabros que flutuam (na realidade são cartazes estrategicamente posicionados, mas não vamos estragar a magia), neste T2 até as loiças são temáticas.

O espaço pertence a Yue Gao, um fã assumido da saga Harry Potter. A localização não podia ser mais adequada, uma vez que foi num café em Edimburgo, o The Elephant House, que J. K. Rowling começou a escrever o primeiro livro de Harry Potter. Quanto ao edifício, remonta a 1700 e ainda preserva algumas paredes originais em pedra.

“Escolhi o tema do Harry Potter porque no início queria dar a cada um dos meus apartamentos uma decoração inspirada num filme relacionado com Edimburgo”, explicou o dono do espaço, Yue Gao, ao site de reservas eviivo. “Tal como diz numa placa de ferro que tenho no meu apartamento, ‘Edimburgo, o local onde nasceu Harry Potter’, acho que este é um tema fantástico e eterno.”

O apartamento tem dois quartos, uma sala de estar com salamandra e uma cozinha totalmente equipada. Na decoração acontece toda a magia: entrar neste apartamento é como atravessar a plataforma 9 3/4, apanhar o comboio e chegar a Hogwarts. Mas mais rápido, só tem de abrir a porta.

“Edimburgo, o local onde nasceu Harry Potter, acho que este é um tema fantástico e eterno”

Há objetos e mobiliário de J. K. Rowling, como por exemplo uma secretária com uma história curiosa. A filha da escritora britânica andava na mesma turma que o filho de um restaurador de móveis. Ele arranjou-lhe a mesa, que Rowling acabou por deixar para trás quando mudou de casa. “Foi assim que tive a oportunidade de ficar com ela.”

No apartamento há ainda um espelho que também foi em tempos da autora. De resto, foi tudo pensado por Yue Gao: na cozinha os armários têm os símbolos das casas de Hogwarts, já os puxadores têm a forma de uma chave e foram feitos de propósito por um ferreiro.

No resto do espaço há faixas com o símbolo de Gryffindor, frascos de poções, mobiliário vintage e até loiças inspiradas no tema. Tudo isto conjugado com os luxos da comunidade moderna Muggle, como televisões com 43 polegadas, PS4, Xbox 1, máquina de café Nespresso e wi-fi grátis.

Para este ano, Yue Gao já está a pensar num novo projeto inspirado na casa Slytherin. “O apartamento está neste momento a ser finalizado (…) mandei fazer um sinal que diz ‘tolera-se Muggles’”.

O apartamento fica num terceiro andar que, atenção, não tem elevador nem acesso para cadeiras de rodas. Não é permitido o alojamento a menores de oito anos. Quanto aos preços, começam nos 169€ por noite. As reservas podem ser feitas através do site

Carregue na imagem para saber mais sobre o apartamento.