NiTfm live

viagens

Há seis viagens de autocaravana que pode fazer pela Europa este ano (sem pagar)

A portuguesa Indie Campers está a organizar road trips e a permitir que qualquer pessoa as aproveite a custo zero.
Uma das rotas passa por Plitvice, Croácia.

A empresa portuguesa Indie Campers está a organizar seis roteiros temáticos em autocaravanas para viajantes de todo o mundo. Das belezas naturais da Croácia aos segredos da cozinha italiana, incluindo excursões ao topo dos Alpes suíços e mergulhos pela Costa Brava, passando por surf trips em Portugal com Tiago Pires, os fãs de viagens podem participar numa de seis road trips que se realizarão entre os dias 3 de setembro e 5 de outubro. E até podem fazê-lo de forma gratuita.

Segundo a plataforma de aluguer de autocaravanas, os circuitos têm a duração de quatro ou cinco dias e distância variável até cerca de 1200 quilómetros, com cada uma a poder ser feita por um grupo máximo de quatro pessoas no veículo. Terminando o roteiro, os viajantes fazem a rota inversa, regressando ao ponto de origem mas sem a carrinha de apoio.

E o que é a carrinha de apoio? O objetivo é que estas road trips sejam acompanhadas por um guia da Indie Campers, um especialista neste tipo de pacotes, que vai sugerir as melhores paragens e estradas a serem percorridas.

E estas incríveis viagens vão ser gratuitas para os vencedores de cada um dos roteiros, mediante inscrição e um processo de seleção que começou a 16 de julho e dura até domingo, dia 11 de agosto.

Na página da Indie Campers Endless Summer, pode concorrer a uma das road trips. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter carta de condução válida. O processo de seleção apela à criatividade dos participantes: terá de fazer um vídeo de apresentação e algumas ações nas redes sociais.

Deve começar por registar-se num formulário disponível nessa página e escolher a sua primeira e segunda preferências entre as seis rotas disponíveis. Depois, envia um vídeo de introdução, com cerca de um minuto. Para aumentar as hipóteses de ganhar, terá de identificar amigos e acumular votos. Um júri irá selecionar o vencedor entre as dez principais submissões de cada itinerário e anunciará os vencedores no dia 19 de agosto.

Quanto às rotas das road trips inesquecíveis em autocaravana, elas são:

De Split a Veneza, acompanhado por um fotógrafo profissional, de 3 a 10 de setembro

O primeiro roteiro, de 850 quilómetros, é focado no potencial fotográfico e de vídeo da paisagem, a começar por Split, na Croácia. As paragens seguintes, ainda na Croácia, são Zadar e Plitvice, seguindo-se Bled, na vizinha Eslovénia. A road trip termina em Veneza, Itália.

De Veneza a Munique para conhecer um chef italiano, de 8 a 15 de setembro

A gastronomia é o mote para o roteiro de Veneza a Munique, na Alemanha, com 550 quilómetros. As paragens obrigatórias são nos lagos do norte de Itália e também pela Áustria.

De Munique a Lyon (escalando os Alpes), de 14 a 21 de setembro

A terceira road trip, para quem se atrever a praticar montanhismo, começa em Munique, Alemanha, e termina em Lyon, França, com 740 quilómetros que percorrem a região dos Alpes. É a viagem ideal para aprender este desporto com a ajuda de um especialista e, ao mesmo tempo, admirar alguns dos mais belos lagos do mundo. 

De Lyon a Barcelona para descobrir o Mediterrâneo, de 19 a 26 de setembro

Lyon é o ponto de partida para a road trip de exploração subaquática: são 640 quilómetros pela zona do Mar Mediterrâneo, da costa francesa até Barcelona, em Espanha. Dizem que os cientistas sabem mais sobre a superfície da Lua do que sobre o fundo do mar. Então, nada melhor do que o cenário natural do Mediterrâneo para explorar grutas secretas ou praticar caiaque e ficar a conhecer melhor a Costa Brava.

De Barcelona ao Porto com um graffiter, de 25 de setembro a 4 de outubro

A quinta road trip tem como tema a arte e cultura urbanas. Em Barcelona, os participantes terão a oportunidade de conhecer lugares icónicos da arte de rua, acompanhados por um artista profissional.

Do Porto a Lisboa, para surfar as melhores ondas, de 2 a 9 de outubro

Por fim, do Porto a Lisboa estão 310 quilómetros com passagem pelas praias da Figueira da Foz, Peniche, Ericeira e Sintra, numa clássica rota dedicada ao surf. Quer seja um principiante ou profissional em cima de uma prancha, esta é a viagem ideal para conhecer a história da modalidade com Tiago Pires, o conhecido surfista português.