NiTfm live

Viagens

Na lista dos melhores comboios para dormir na Europa há um português

O Lusitânia Comboio Hotel faz a ligação entre Lisboa e Madrid durante a noite.
Uma noite bem dormida num comboio.

Que tal trocar uma manhã stressante num aeroporto por uma noite bem dormida num comboio? O canal de viagens da CNN divulgou uma lista com os melhores sleeper trains da Europa. Há 18 opções para viajar com mais calma e chegar ao destino revigorado. Entre os comboios históricos está o Lusitânia Comboio Hotel, que faz a viagem entre Lisboa e Madrid.

Todas as noites, liga as duas capitais e as estações de Santa Apolónia, em Lisboa, e a de Chamartín, em Madrid. É uma parceria entre as transportadoras CP e Renfe que dura há várias décadas. 

De acordo com a publicação do jornal “Dinheiro Vivo“, a empresa portuguesa paga dois milhões de euros à congénere espanhola pelo aluguer das carruagens Talgo e do serviço de cafetaria e restauração. Do lado português é assegurada a tração. São duas viagens por dia: uma começa às 21h25, do lado português; a outra começa às 20h43, do lado espanhol.

A CNN destaca que uma das vantagens do comboio em relação ao avião é a possibilidade de partir de uma estação central em Madrid e chegar no centro de Lisboa, à “bela estação de Santa Apolónia”.

Além disso, um dos entrevistados do artigo diz que passar a noite neste tipo de transporte ajuda a economizar quatro horas do dia que seriam passadas no aeroporto a fazer check-in e a esperar pelo voo.

Segundo o resumo da CP, o Lusitânia Comboio Hotel permite descansar, dormir e saborear as refeições a bordo da carruagem-bar. Pode optar por camas em compartimentos para uma, duas ou quatro pessoas, ou ainda lugares sentados em classe turística. O preço do bilhete inteiro de Lisboa para Madrid (ida e volta) varia entre 100€ e 288,80€.

A lista da CNN inclui ainda viagens em comboio-hotel nos trajetos Londres-Escócia, de Paris a Moscovo, de Helsínquia a Lapónia, no Santa Claus Express, ou ainda um passeio num dos mais célebres comboios de luxo do mundo, o Expresso do Oriente, que liga Londres a Veneza.