NiTfm live

Viagens

Guardar a localização do carro e mais 8 funcionalidades secretas do Google Maps

Além de mostrar trajetos, a aplicação dá informação sobre transportes públicos e o tempo de espera de restaurantes.
Nunca mais vai esquecer onde o carro está.

Uma das aplicações mais populares quando o tema é navegação por GPS, o Google Maps tem muito mais funcionalidades do que muitos utilizadores imaginam. Disponível para Android e iPhone (iOS), o serviço vai além do que a clássica indicação de rotas e oferece muitos outros recursos para simplificar a vida do usuário.

Se tem o Maps instalado no telemóvel, pode receber informações sobre radares e velocidade (de maneira semelhante ao Waze), partilhar a sua localização pelo WhatsApp ou Messenger, por exemplo, e ainda guardar a posição do carro no parque de estacionamento.

Para os condutores que não se conseguem concentrar apenas numa função e enviam mensagens, atendem ligações e controlam a reprodução de músicas enquanto estão no trânsito, uma boa opção é usar o Google Assistente. Assim, vai poder fazer tudo isto sem tirar as mãos do volante.

Se ainda não descobriu todos serviços do Google Maps, a NiT preparou uma lista com as nove funções da aplicação que vão facilitar seu dia a dia — e nem sabia que existiam.

1. Lembrete de parking

Se é uma daquelas pessoas que nunca se lembra onde deixou o carro no parque de estacionamento, esta função é para si. O Google Maps permite que marque o local exato e ainda tirar uma foto. Para isso, clique no ponto azul que indica a sua localização no mapa. Em seguida, escolha a opção Guardar o local de estacionamento. Pode adicionar notas, foto e também fazer alterações.

 

2. Estado dos transportes públicos

Esta função é ativada quando o usuário procura uma morada. O Google Maps mostra uma estimativa do tempo do trajeto com algumas opções de transportes públicos, entre eles comboio, autocarro e metro.

Além destas informações, é possível consultar o horário de partida dos autocarros e comboios a partir das suas paragens e a estimativa de atrasos.

3. Ver preços e comparar aplicações de transporte privado

Quando seleciona um trajeto, tem à sua escolha a hipótese de fazer o caminho de carro, transportes públicos, a pé ou com as novas plataformas de mobilidade. Esta última opção aparece no final da pesquisa e é ideal para comparar os preços sem ter de abrir aplicações diferentes.

4. Integração com aplicações de música

Com esta funcionalidade, não vai ser obrigado a sair da janela do Google Maps para interagir com a app de música do telemóvel. Pode integrar os dois serviços e garantir mais segurança e comodidade. Depois de predefinir a aplicação de multimédia nas “definições de navegação”, o ícone começa a aparecer no mapa e pode escolher o que vai ouvir sem sair da plataforma. 

5. Partilha de localização de forma rápida

Se seus amigos estão sempre a enviar mensagens para saber onde está, essa funcionalidade pode ajudá-lo a responder de forma mais rápida e eficiente. Ao carregar nos três traços do canto superior esquerdo do Google Maps, vai encontrar a opção Partilha de Localização.

Depois de permitir que a aplicação aceda à sua lista de contactos, deve escolher quanto tempo a sua localização ficará visível e partilhar a informação por meio de outras apps como o WhatsApp, Messenger ou Telegram.

6. Alerta SOS para desastres naturais

Os alertas SOS têm como objetivo informar os utilizadores sobre emergências causadas por desastres naturais nas proximidades da sua localização. O Google Maps pode mostrar, por exemplo, atualizações de autoridades locais, nacionais ou internacionais sobre possíveis desastres, assim como números de telefone de emergência, rotas de fuga ou websites para consulta.

O utilizador poderá ver o alerta SOS diretamente no mapa da aplicação, caso exista algum ativo na região em que ele se encontra. Se isso acontecer, basta tocar no ícone para saber mais informações sobre o evento. No entanto, este serviço não garante que o alerta seja emitido para todos os utilizadores, pois existem factores, como a ligação de Internet na área afetada, que podem influenciar a sua distribuição. A ideia é tornar o serviço cada vez mais amplo com o passar do tempo.

7. Modo noturno

Este modo é muito útil não só para quem deseja diminuir o desconforto nos olhos com o ecrã do telemóvel, mas também para quem quer economizar bateria. Esta funcionalidade deixa a interface da app com tons mais escuros e é ajustada automaticamente durante a noite.

Para ativá-lo em tempo integral, deve aceder ao menu lateral da aplicação, carregar em Definições de Navegação, e escolher Noite no Esquema de cores.

 

8. Recomendação personalizada de estabelecimentos

Quase toda a gente já sabe que o Google Maps pode ser usado para indicar estabelecimentos na zona onde está o utilizador, mas poucos sabem que pode personalizar o serviço para que receba indicações apenas daquilo que realmente interessa. 

Clique em Definições, Explorar Locais e, em seguida, Preferências de Gastronomia. Assim, vai começar a receber sugestões mais adequadas aos seus interesses e preferências.

9. Tempo de espera em bares e restaurantes

Quer marcar um jantar no seu restaurante favorito a uma sexta-feira às 21 horas e não sabe se vai estar muito cheio? O Google Maps responde a esta questão. Ao procurar a morada de um bar ou restaurante, é possível visualizar uma gama de informações sobre o estabelecimento, além do trajeto.

Uma das informações é o tempo de espera para usufruir dos serviços do local. Para aceder, basta procurar por um estabelecimento no Google Maps, como se estivesse à procura de informações sobre o trajeto. Selecione o local e carregue no seu nome. A partir daí, recebe informações como a descrição do serviço, a morada, o horário de funcionamento, as fotos e os pratos mais pedidos.

Na secção, o utilizador poderá conferir um gráfico com o tempo de espera máximo para entrar no espaço e o tempo de permanência médio dos clientes.