NiTfm live

Viagens

Final de telejornal espanhol emotivo (sobre mudança da hora) torna-se viral

O jornalista Carlos del Amor tem sido aplaudido por inúmeros espanhóis, alguns admitem ter chorado com a peça.
Espanha é um dos países europeus com mais casos Covid-19.

O telejornal da noite do canal espanhol TVE desta sexta-feira, 27 de março, terminou com uma peça sobre a mudança de hora que se regista este sábado (em Portugal, à uma hora da manhã de domingo passam a ser duas) e a pandemia do novo coronavírus.

A peça assinada pelo jornalista Carlos del Amor emocionou os telespetadores e tornou-se viral no Twitter. “Amanhã a hora muda, mesmo que não nos importemos, porque os dois, três, quatro [dias] e os que se seguem serão muito parecidos”, refere o jornalista, numa tradução livre para o português.

“Uma hora em que não haverá contágios, mortes e ninguém falará sobre isso. Será uma espécie de buraco negro. Um lugar para descansar. Oxalá pudéssemos habitar mais aqueles 3.600 segundos que não são e não serão”, continua, como que agradecendo esta hora a menos que não será vivida.

“Não sabemos o que acontecerá quando tudo isto acabar. Não sabemos se seremos diferentes para sempre, se seremos melhores ou se, após quatro dias, voltaremos às nossas trivialidades habituais. E vamos assumindo que, assim como às duas serão três [a alteração de horário acontece uma hora mais tarde naquele país], 2020 será em 2021”, remata.

As reações não se fizeram esperar por toda a Internet. No Twitter há comentários emotivos sobre a peça. “Querido Carlos, consegue-me sempre emocionar com as suas lindas palavras transformadas em poemas. Hoje, ao assistir ao noticiário, pude ver a reportagem e juro que chorei”, lê-se num comentário.

“Este encerramento do telejornal dá-nos vida, essa que também está em quarentena”, diz outra seguidora.