NiTfm live

Viagens

Fakeation: já mentiu aos amigos sobre o seu destino de férias?

Há cada vez mais pessoas que inventam os locais das escapadinhas para impressionarem os outros. Os números são assustadores.
Férias de mentira.

Fakeation é uma palavra inventada a partir da junção de fake e vacation (falsa e férias, em inglês). E é assim que se tem chamado ao período de dias em que a pessoa finge que está a aproveitar as férias num local paradisíaco ou numa experiência incrível, mas, na verdade, está em casa a olhar para a televisão.

Ao percorrer o feed do Instagram, ficamos com a impressão de que há sempre um amigo ou conhecido a passar as férias num local fascinante. Praias desertas com águas cristalinas, resorts de esqui luxuosos, restaurantes com estrela Michelin e hotéis de cinco estrelas aparecem na timeline e são capazes de nos fazer sonhar com os próximos dias de folga. 

Apesar de as fotos publicadas nas redes sociais, uma pesquisa no Reino Unido revelou que quatro em cada dez cidadãos britânicos (41 por cento) já mentiram sobre os destinos de férias e inventaram grandes histórias passadas em países que nunca visitaram.

Um quinto dos mentirosos fez isto para impressionar uma pessoa do sexo oposto. 24 por cento conta a mentira porque se sente julgado pelos outros por causa da frequência com que viaja, e 22 por cento admite ter publicado uma foto nas redes sociais para sugerir que estava no exterior, quando na verdade estava em casa, no Reino Unido.

Nove por cento dos entrevistados confessa ainda que já fingiu estar num outro país, enquanto assistia a um documentário sobre o assunto em casa.

Outra atitude comum entre os britânicos é exagerar. 17 por cento contou aos amigos ou colegas de trabalho que fez uma viagem incrível durante as férias, mas passou os dias trancados no hotel, sem aproveitar muita coisa. 

Dois mil britânicos foram entrevistados pelo estudo encomendado pelo Club Med. A pesquisa descobriu que 40 por cento das pessoas mentiram sobre as férias para os amigos, 25 por cento para os colegas e 18 por cento para estranhos.

De acordo com o resultado, divulgado pelo jornal “Daily Mail“, as fakeations mais populares costumam acontecer em estâncias de esqui e em Londres. A pesquisa também revelou que muitos fingem ser mochileiros ou que estão a tirar um ano sabático.