NiTfm live

viagens

Fã de “Star Wars” transformou este Observatório num R2-D2

O professor universitário completou o projeto ajudado pelo seu sogro, pelo pintor Klaus Ruffing e pelos seus alunos.
O Observatório Zweibruck.

Um professor universitário e grande especialista em “Star Wars” e “Star Trek”, além de ficção científica em geral, tornou o seu sonho em realidade, numa ação que se tornou viral por demonstrar que, com algum jeito e muito apoio, praticamente tudo é possível.

Hubert Zitt, professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Zweibrücken, na Alemanha, era até há poucos meses conhecido apenas pelos alunos da sua terra — ou talvez um pouco mais longe, já que tem dado, nos últimos anos, várias palestras sobre as suas três grandes paixões: a saga “Star Trek“, a saga “Star Wars” e a ficção científica em geral. 

Agora, este catedrático tornou o seu sonho realidade quando, juntamente com uma pequena equipa, transformou o Observatório de Astronomia da Associação de Ciências Naturais de Zweibrück, na Alemanha, num gigante R2-D2.

O projeto foi sobretudo familiar. Depois de ver a sua proposta aprovada, o professor conseguiu terminar a remodelação do Observatório no final de setembro do ano passado, numa empreitada onde teve a ajuda do seu sogro, de um artista plástico, o mestre pintor Klaus Ruffing, e de alguns dos estudantes.

Mas a notícia chegou ao mundo inteiro quando, no passado dia 22 de março, Luke Skywalker em pessoa — ou o mais aproximado que alguma vez teremos, o ator Mark Hamill — partilhou no Twitter o feito, com a legenda: “Observatório R2-D2 transformou os alemães em nerds gigantes”.

Hubert Zitt, é um confesso fã destas sagas, mas a sua formação de base nem tem grande relação com o cinema. Começou a carreira em eletrotecnologia — sendo doutorado neste campo — e agora é professor titular na Universidade de Ciências Aplicadas, Kaiserslautern, Zweibrücken.

Quando este nerd não está a ensinar eletrotecnologia, está a falar sobre o fenómeno de cultura pop que são “Star Wars” e “Star Trek”. Em 2005, fez mesmo uma palestra na FedCon, a maior Convenção de Ficção Científica da Europa sobre este tema.

Zitt ganhou tanto reconhecimento neste campo que foi convidado para escrever o prefácio do livro “Star Trek in Germany” juntamente com o filho do inventor de “Star Trek”, Gene Roddenberry, em 2008. 

As suas palestras já chegaram aos Estados Unidos. E agora, com a partilha de Mark Hamill, a sua fama.