NiTfm live

viagens

Eurostar vai ter comboios diretos Londres-Amesterdão a partir de abril

Faz a travessia do Canal da Mancha entre Londres e Paris e agora anunciou que vai criar uma guerra de preços com a aviação. Bilhetes começam à venda em fevereiro.

É um momento histórico no circuito europeu de transportes e uma decisão há muito esperada: o Eurostar, comboio que faz a ligação entre Londres e Paris desde 1994, acabou de confirmar que vai ter uma rota direta Londres-Amesterdão já a partir de 4 de abril.

Vão ser dois comboios diários e permitirão que os passageiros viajem entre a estação de St Pancras, no centro de Londres, e a Holanda em entre três a quatro horas (3h01 entre Londres e Roterdão e 3h41 entre Londres e Amesterdão). Os preços começam nos 39€ só ida e os bilhetes começam a ser vendidos já no dia 20 de fevereiro, no site da Eurostar.

Segundo o The Guardian, mais de 4 milhões de passageiros voam por ano entre Londres e Amsterdão, o que torna esta uma das rotas aéreas mais movimentadas da Europa.

Devido a questões relacionadas com imigração e controle de passaportes, a ligação direta de regresso (Amesterdão-Londres) só estará disponível no final de 2019 — enquanto se aguarda um acordo, os passageiros terão de passar por Bruxelas.

A novidade poderá desencadear uma “guerra de preços com as companhias aéreas”, adianta o “The Guardian”, até porque a empresa irá insistir na ideia de que a viagem de comboio emite menos 80% de dióxido de carbono do que o voo equivalente.

O Eurostar liga desde 1994, em comboios de alta velocidade, Londres com a Estação do Norte (Gare du Nord) em Paris, e a estação Midi/Zuid, em Bruxelas, com paragens em Ashford, Calais e Lille. 

O troço do Canal da Mancha é feito através do Eurotúnel, um túnel ferroviário de 50,5 quilómetros que tem um troço submerso de 37,9 quilómetros, um dos maiores do mundo.