NiTfm live

Viagens

Este terço não é a “Suspensão” de Joana Vasconcelos — mas podia ser

O terço gigante da Festa da Penha, no Brasil tem muito em comum com a obra que inaugurada esta terça-feira, 2 de maio, em Fátima.

O terço gigante no Brasil, em 2012 (foto de vivendoavidabemfeliz).

Em Vila Velha, no estado de Espírito Santo, no Brasil, há uma tradição com mais de 19 anos. Um médico da região, Osmar Sales, e muitos voluntários, constroem um terço gigante que é erguido entre duas palmeiras do Convento da Penha. Isto acontece por altura da Páscoa, e serve para homenagear a Nossa Senhora da Penha. Ring a bell? Joana Vasconcelos também colocou um terço gigante em Fátima, criação que foi inaugurada esta terça-feira, 2 de maio. 

A “Suspensão” da artista portuguesa tem 26 metros de comprimento e 10,50 metros de largura. O material usado foi resina de polietileno, LED, filtros de cor, aço e fontes de alimentação. Já o terço da Festa da Penha tem 20 metros de comprimento e pesa 20 quilos. Todos os anos sofre alterações, dependendo do tema escolhido. O que vê na imagem é de 2012, e foi construído de bolas de isopor, alumínio, madeira e lâmpadas de LED. O projeto ficou a cargo do designer Felipe Damasceno, mas foi construído por Osmar Sales

Os dois terços gigantes têm mais duas coisas em comum: ambos são feitos de contas brancas e ficam iluminados à noite. 

A obra de Joana Vasconcelos, “Suspensão”, já pode ser visitada na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima. A primeira vez que a criação via ser iluminada será assim que o Papa Francisco entrar no Santuário de Fátima, a 12 de maio às 18h15. A partir dessa data, a estrutura vai iluminar-se todas as noites, às 21h30, altura em que se inicia a oração do rosário na Capelinha das Aparições. Pelo menos até outubro vai poder visitar a criação da artista.