NiTfm live

Viagens

Esta ilha de sonho fica a 15 minutos de Mykonos — e tem metade dos turistas

Longe das multidões, é o sítio ideal para aproveitar as férias em frente do mar, num ambiente mágico e calmo.
Uma ilha ainda secreta.

Mykonos, Santorini, Zaquintos, Corfu e Rodes são algumas das ilhas famosas da Grécia que se enchem de turistas todos os anos. Os moinhos de vento, casas brancas, ruas sinuosas e sunsets sobre o mar atraem dois milhões de turistas durante os meses de verão. Porém, há uma ilha muito menos conhecida, mas igualmente bonita, onde pode passar férias sem a confusão típica da Grécia. 

Tinos tem cerca de 8600 habitantes, fica a 15 minutos de barco de Mykonos e é conhecida pelo seu lado religioso. Existem 700 igrejas naquela pequena ilha. Uma dela, é local de peregrinação de cristãos ortodoxos que pretendem chegar à majestosa igreja Nossa Senhora de Tinos (a Panagia Evangelistria), construída há 190 anos.

Ainda intocada pelos turistas, que saem dos aeroportos e navios de cruzeiros em direção a outras partes da Grécia, Tinos é formada por 50 aldeias espalhadas pelas encostas íngremes da ilha e junto de dezenas de praias paradisíacas.

Outra das características marcantes de Tinos é o número de pombais existentes na ilha — mais de 1200 em toda a ilha. Geralmente constituídos por torres de pedra com dois andares e uma fachada decorada com desenhos geométricos, que supostamente atraem as aves, os pombais foram introduzidos pelos venezianos há mais de 200 anos. Como a ilha é mais verde e fértil do que as vizinhas, as fezes dos pombos funcionam como um excelente adubo natural.

As tabernas locais servem pratos simples e tradicionais, como beringela assada com alho e alcachofra cozida com azeite e limão. Tudo fresco, produzido na ilha e cheio de sabor.

Tinos tem mais de 40 praias, entre as quais se destacam Kionia, Vourni, Apigania e Pachia Ammos. O porto fica na costa sudoeste da ilha e tem uma ligação ao porto de Pireu em quatro horas; ao de Rafina em duas horas; e com a ilha de Mykonos em apenas 15 minutos.

Se quiser passar por esta maravilhosa ilha durante o verão, vai ter de pagar cerca de 300€ para voar até Mykonos (a partir de Lisboa) e depois seguir para Tinos de barco. Esta passagem custa, no mínimo, 22€ por pessoa. 

Carregue na galeria para conhecer as praias lindas e secretas da ilha de Tinos.