NiTfm live

Viagens

Esta é a piscina natural mais incrível (e secreta) dos Açores

A Poça Simão Dias, na Ilha de São Jorge, é um dos segredos mais bem guardados do arquipélago.
É mesmo brutal.

Portugal possui algumas das mais impressionantes piscinas naturais do mundo. Donas de uma enorme beleza e cercadas pela natureza, na maioria dos casos, são uma alternativa para tentar fugir da confusão das praias ou apenas para apreciar uma paisagem diferente.

A Poça Simão Dias é um dos segredos mais bem guardados dos Açores. Localizada, mais precisamente, na Ilha de São Jorge, esta piscina açoriana é conhecida por deixar os turistas encantados à primeira vista. “É brutal”: é este o comentário mais frequente dos visitantes, quando chegam ao local.

A piscina natural faz parte da Fajã do Ouvidor, uma pequena zona plana entre o oceano e as montanhas. O nome deve-se ao facto de um dos principais proprietários da fajã ter sido Valério Lopes de Azevedo, conhecido como Ouvidor do Capitão do Donatário. Em 1948, os moradores abriram um caminho desde o local da vigia até à fajã e por isso é relativamente fácil visitar a Poça Simão Dias.

Depois de descer a estrada e chegar ao extremo da Fajã do Ouvidor, há alguns trilhos. Um deles tem uma vista para o alto de uma escarpa e o outro é um caminho pelas pedras e rochas, que dura cerca de dez minutos, e leva os visitantes à zona junta à água.

A paisagem é deslumbrante não só pela dimensão das escarpas de basalto, muito altas e com rochas salientes, como pelo contraste entre a cor negra da pedra e o azul límpido da água. A natureza em estado puro, sem a intervenção humana, é considerada um deleite para os banhistas.

A beleza é de deixar o queixo caído.

As formações vulcânicas deram origem a piscinas naturais com excelentes zonas balneares. Quem puder levar equipamento de snorkeling vai ainda apreciar as vistas debaixo de água.

Do alto da serra, o Miradouro da Fajã do Ouvidor oferece uma bela visão do conjunto. As cerca de 100 casas antigas pintadas de branco envoltas por uma vegetação densa e verde deixam a paisagem ainda mais pitoresca.

A Fajã do Ouvidor tem um porto onde a presença de embarcações é frequente. É lá que estão situadas também as casas de banho. Perto do local, encontra-se o restaurante Amílcar, famoso pelas amêijoas singulares da caldeira de Fajã de Santo Cristo.

A vista do miradouro.