NiTfm live

viagens

Comboio low cost vai ligar Londres a Edimburgo por menos de 29€

Está a chegar uma nova ligação ferroviária elétrica, que faz a viagem em menos de quatro horas.
Mais mobilidade na Europa.

Com ou sem Brexit, o Reino Unido é e será sempre um dos destinos mais procurados em todo o mundo, por milhares de viajantes a cada ano. Conhecer, visitar ou simplesmente passar em Londres para um espetáculo é uma escapadinha irrecusável; e poder visitar outras incríveis cidades na mesma deslocação, só multiplica a vontade de fazer as malas e partir.

A pensar nos milhares de turistas e empresários que fazem semanalmente a ligação entre Londres e Edimburgo, está por isso a chegar uma nova ligação ferroviária que vai unir as capitais inglesa e escocesa por menos de 25 libras em média: ou seja, menos de 29€, preço médio do bilhete.

De acordo com a “Lonely Planet“, o serviço chega no outono de 2021 e visa reduzir o número de voos entre as duas cidades. O comboio será gerido pelo FirstGroup, que encomendou cinco novos comboios elétricos, que levarão cerca de quatro horas para fazer o percurso entre as capitais.

Segundo esta empresa, citada pela revista de viagens, dois terços das viagens entre Edimburgo e Londres são atualmente feitas por via aérea, mas o percurso pretende abanar o mercado e mudar tudo isto.

O comboio low cost terá conforto de topo, acesso Wi-Fi gratuito e serviço de buffet a bordo. Como os comboios são elétricos, eles serão mais silenciosos e mais ecológicos: foram aliás comprados à empresa japonesa Hitachi, especializada em comboios-bala (mais rápidos e menos ruidosos).

“Há uma lacuna real no mercado de viagens ferroviárias verdadeiramente acessíveis entre as duas capitais. Os nossos planos mostram que estamos a entrar no mercado para competir com as companhias aéreas low cost e abrir viagens nesta importante rota para milhares de novos passageiros”, disse Steve Montgomery, diretor da First Rail, citado pela publicação.