NiTfm live

viagens

Escolha um destino — este site diz-lhe a forma mais rápida e barata de lá chegar

Como ir de Faro para Berlim? Para Veneza a partir de Coimbra? Como ir de carro para Valência? Há uma nova plataforma que dá todas as opções de viagem.

O portal agrega diversas opções de viagem.

A ideia nasceu em 2013, quando o francês Nicolas Pellier estava a tentar reservar um voo para um destino europeu e de repente lembrou-se, muito simplesmente: porquê sempre voo, e se houvesse outra maneira de lá chegar, como de comboio por exemplo. Quis explorar pelo menos essa opção, e tendo formação em turismo, e por isso conhecendo bem as empresas de transporte e as suas redes, pensou que era fácil.

Não foi. Ainda assim não conseguiu encontrar, de forma rápida, outras maneiras de chegar ao destino. Nas suas buscas na internet, Nicolas sentiu que era complicado e moroso encontrar ofertas de bilhetes de comboio e de autocarros, sobretudo combinadas. “E entendi que deveria ser ainda mais difícil para as outras pessoas, sem um bom conhecimento do sector”, explica à NiT.

Tudo isto ainda mais verdade quando o que se está a tentar marcar são viagens no estrangeiro, onde há um mundo de possíveis transportadoras, desconhecidas para a maioria.

Foi então que Nicolas pegou nos seus conhecimentos, nas sua experiência em ciência de computação e nesta lacuna que encontrou, e decidiu criar uma plataforma capaz de agregar todas as operadoras e apresentar aos usuários os preços e horários dos diferentes meios de transporte.

Nasceu assim a Vivanoda, na sua França natal. E foi a loucura. Em menos de quatro anos, o portal ganhou cinco versões em línguas diferentes (Portugal, França, Espanha, Italia, Reino Unido) e uma outra (.com) em inglês, para uma audiência global.

A versão portuguesa (vivanoda.pt) foi lançada em Portugal em 2017 e não parou crescer desde então, “o que para mim prova que os portugueses gostam muito de viajar”, adianta Nicolas.

Só o site português da Vivanoda tem mais de 70 mil visitas por mês, o que torna o nosso País num dos maiores mercados para a empresa. E o curioso é que os sites espanhol e francês também têm muitos usuários à procura de ofertas de transporte em Portugal. Todas as versões juntas representam uma audiência de quase 250 mil visitas por mês.

O site funciona de forma muito simples e user friendly. Só tem de introduzir uma origem e um destino e as datas. Ponto. E atenção que vale para qualquer parte da Europa e até para muitas outras partes do mundo.

E pronto, está feito. Aparecem, para este percurso e data, todos os horários possíveis, em todos os transportes possíveis, com todos os preços. E estamos a falar de avião, comboio, barco, autocarro e até carpooling.

Neste periodo de tempo, a plataforma tem estado a acumular prémios, como o European Transport Innovation Challenge 2017 organizado pela Comissão Europeia, o Digital Award 2017, concedido pela International Railways Organisation e o Groupama – Créateurs de Confiance 2017, na categoria ‘Transporte e Mobilidade’.

Também já foi notícia no “Le Figaro”, no “Le Parisien”, na “AFP” e em diversos outros meios.