NiTfm live

viagens

É “O Dia Depois de Amanhã”: o Lago Michigan também está congelado

O filme apocalíptico tem sido várias vezes referido nas centenas de imagens dos EUA que invadiram as redes sociais.
As imagens são incríveis.

Em “O Dia Depois de Amanhã“, filme de 2004 com Jake Gyllenhaal e Dennis Quaid nos papéis principais, uma enorme camada de gelo na Antártica separa-se em bloco, devido aos efeitos do aquecimento global. O fenómeno desencadeia então uma enorme mudança climática que leva até às principais cidades norte-americanas uma espécie de nova era do gelo — em modo cataclismo, típico de Hollywood.

Na vida real ainda não chegámos a isso, mas 2019 poderá ficar para a história como o ano com temperaturas mais baixas desde que há registo em certas regiões. Além das Cataratas do Niagara, no Canadá, o Lago Michigan nos EUA congelou em algumas zonas, sobretudo à superfície e perto das margens.

A zona do Midwest e da Costa Leste dos Estados Unidos estão sob efeito de um vórtice polar, uma corrente gelada que está a fazer as temperaturas baixar, em alguns casos, até perto dos -40 ° Celsius. E como os ventos são gelados, isto cria uma sensação real de frio mais próxima dos -50º, com diversos estados no continente americano a registarem, neste momento, valores muito mais baixos do que os da Antártica. 

Em Chicago, por exemplo, a temperatura máxima está em torno dos -17C, com as mínimas perto dos -30º, o que tornam esta semana numa das mais frias de sempre.

Tal como a NiT já relatou, há mais de 1500 voos cancelados por dia só no aeroporto de Chicago, transportes e serviços parados, as escolas estão fechadas. As pessoas foram aconselhadas a não sair de casa, já que os valores são perigoso para a saúde. E se tiverem mesmo de sair, devem evitar “respirar profundamente”, adianta o jornal britânico “The Independent”.

Apesar dos cuidados e avisos das autoridades, o número de vítimas tem crescido. O presidente norte-americano também já reagiu ao tempo extremo, ainda que de forma inesperada: Donald Trump pediu o regresso do aquecimento global, para acalmar a situação.

Não é devido ao aquecimento global, mas a situação deverá melhorar ligeiramente nos próximos dias, segundo as últimas previsões, embora o frio exacerbado continue.

As imagens e vídeos do fenómeno invadiram as redes sociais, podendo-se perceber, através delas, a situação dramática que o país está a viver. Em muitas, existe uma enorme nuvem de vapor a sair do lago, o que acontece quando a temperatura da água é maior do que a temperatura do ar, causando um efeito de evaporação massivo, como se fosse água a ferver.