NiTfm live

Viagens

Conseguimos: o Porto foi eleito o Melhor Destino Europeu 2017

Curiosamente, os votos registados fora de Portugal eram suficientes para a cidade ganhar. Mas foi um bom esforço nacional à mesma.

A 21 de janeiro, escrevemos uma notícia em jeito de pedido de ajuda: o Porto estava nomeado para Melhor Destino Europeu 2017 e toda a gente podia votar para ver a cidade no pódio. Parece que foi exatamente isto que aconteceu: esta sexta-feira, 10 de fevereiro, a organização European Best Destination anunciou que o Porto tinha sido ganho a competição.

19 destinos foram ultrapassados graças à ajuda de 138 mil votos (foi um recorde), que elegeram o Porto como o Melhor Destino Europeu. É o terceiro ano que a cidade volta a ganhar este prémio — já tinha vencido em 2012 e 2014. No ranking de 2017, Milão ficou em segundo lugar e Gdansk, na Polónia, em terceiro.

Curiosamente, e segundo dados divulgados pela organização, o Porto ganhava só com os votos registados fora de Portugal — 58% dos votos foram feitos fora do País. Em território nacional, a votação no Porto chegou aos 89%.

No ano passado, Zadar, na Croácia, ganhou a votação de Melhor Destino Europeu. Tinha menos de um triplo dos votos que o Porto reuniu. Os Açores ficaram em quinto lugar.