NiTfm live

Viagens

Cidade alemã vai pagar 1 milhão de euros a quem provar que ela existe

Até a chanceler alemã Angela Merkel já afirmou que a sua existência é um mito — a brincar, claro.
Conhece Bielefeld?

A conspiração de Bielefeld nasceu em 1994, durante os primórdios da Internet. Esta teoria afirma que a cidade, localizada no noroeste da Alemanha e a cerca de 100 quilómetros de Hanôver, não existe e é uma ilusão propagada por uma entidade governamental misteriosa conhecida por SIE (que significa “ELES” em alemão).

Apesar de a cidade ter cerca de 300 mil habitantes e ter sido fundada há 800 anos, o tema continua a ser debatido até aos dias de hoje. Até Angela Merkel já fez uma piada sobre o assunto. A chanceler alemã revelou durante um discurso público que nunca tinha colocado os pés naquela cidade e que a sua existência só pode ser um mito.

Para provar esta teoria insólita, os seus defensores lançam três perguntas aos alemães em fóruns e blogues na Internet. Conhece alguém que tenha nascido em Bielefeld? Alguma vez visitou a cidade? Conhece alguém que já tenha passado por lá? A verdade é que a larga maioria das pessoas tem respondido que não às perguntas, mas sempre que alguém contraria esta tendência, é imediatamente acusado de fazer parte desta conspiração governamental.  

Para acabar de uma vez por todas com esta afirmação absurda, as autoridades de Bielefeld lançaram um concurso internacional no dia 21 de agosto. Quem apresentar provas irrefutáveis de que a cidade existe até o dia 4 de setembro vai receber um cheque no valor de 1 milhão de euros.

Não há limites para a criatividade, mas apenas os participantes que apresentarem provas reais seguirão para a etapa final do desafio.