NiTfm live

viagens

Chicago celebrou St Patricks com o rio verde — e levou a Internet à loucura

Além da tradição e de ser amigo do ambiente, o tom criou um efeito de tela verde levando à multiplicação de montagens.
Todos os anos é assim.

É uma tradição com quase 60 anos: na década de 50, a autarquia de Chicago, nos Estados Unidos, decidiu celebrar o Dia de St Patrick’s, santo padroeiro irlandês, com algo que homenageasse os milhares de emigrantes daquele país que ali viviam e que celebrasse a data com a cor mais representativa da Irlanda: o verde.

O executivo da altura pensou numa ideia que pareceu genial: tingir de verde todo o Lago Michigan, a enorme massa de água que banha a cidade. Dada a dimensão e as correntes, a ideia foi, no entanto, abandonada por uns anos, até ser encontrada uma solução melhor, mais prática e igualmente impactante: tingir o Rio Chicago, que atravessa a cidade bem no centro.

Todos os anos, desde 1962, se repete assim uma tradição que ultimamente, com a era das redes sociais e sobretudo do Instagram, é também alvo de uma verdadeira caça à foto.

Dias antes do St Patrick’s, que se assinala a 17 de março, barcos andam pelo rio a pintá-lo de verde, com um produto que não faz mal ao ambiente e ecossistema e que se vai desvanecendo, tal como surgiu, numa questão de dias.

Enquanto dura, o efeito criado é absolutamente incrível, ficando a cidade transformada por este enorme detalhe.

Mesmo lindo.

Este ano, o tom conseguido foi tão perfeito, tão vivo, que os aficionados de fotografia, vídeo e redes sociais não deixaram escapar: criou um efeito de tela verde.

Conhecidas como “chroma keying”, as telas verdes são fundos que, pela sua cor, permitem que se coloque qualquer imagem no espaço ocupado por esse tom, criando uma ilusão perfeita de ligação entre a imagem posta e o ambiente que a rodeia.

Segundo relata a revista “TIME“, os memes podem não ter feito parte do plano da cidade quando escolheu este ano o tom perfeito de “verde trevo brilhante”, mas assim que a Internet reparou no seu potencial, tudo mudou.

E, este ano, mesmo verde.

No Twitter e Instagram, começaram a multiplicar-se incríveis montagens com referências tanto aos “Transformers” como a “A Guerra de Tronos” ou o que a imaginação ditasse.

A operação tingimento é feita, por estranho que pareça, com um pó cor de laranja de base vegetal, que não faz mal ao ambiente. Um barco espalha o pó e outro agita as águas para distribuí-lo — o que também foi filmado este ano, num vídeo incrível.

No entanto, ninguém conhece exatamente todos os ingredientes ou a receita do produto que consegue criar este efeito, já tendo a autarquia dito que é um segredo tão bem guardado como a receita da Coca-Cola.

 

View post on imgur.com