NiTfm live

Viagens

Banksy transformou um banco público de sem-abrigo num trenó do Pai Natal

A nova obra do artista fica em Birmingham, no Reino Unido. O vídeo teve quase três milhões de visualizações num dia.
Imagem de Banksy.

Porque uma imagem consegue ter um efeito poderosíssimo, Banksy criou um novo mural de Natal que é também uma declaração social e política, como costuma acontecer. Na segunda-feira, 9 de dezembro, foi revelada em Birmingham, no Reino Unido, a nova obra do artista cuja identidade permanece desconhecida. O tema? As renas do Pai Natal a puxarem para os céus um banco que costuma ser ocupado pelos sem-abrigo da cidade.

Segundo o “Insider”, o mural aparece numa parede de tijolos na Vyse Street, em Birmingham. As duas renas levam consigo o sem-abrigo, que neste caso substitui o Pai Natal. A obra terá sido pintada na sexta-feira, em segredo, numa altura em que, segundo o jornal o “The Guardian”, nunca houve tantos sem-abrigo naquele país e as eleições para o governo estão à porta. 

A inauguração da obra foi acompanhada por um vídeo no Instagram do artista, que em apenas um dia foi visto por quase três milhões de pessoas. Aqui, a música “I’ll Be Home for Christmas” mostra Ryan a descansar num banco, enquanto os carros passam. Na legenda, Banksy escreveu: “Deus abençoe Birmingham. Nos 20 minutos em que filmámos Ryan, alguém lhe deu uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro — sem que ele nunca pedisse nada”.

Segundo a “BBC“, apesar de haver uma barreira de segurança a rodear o mural, ele já terá sido vandalizado por alguém que borrifou o nariz vermelho das renas. Tudo aconteceu poucas horas depois da sua apresentação, mas já estará a ser resolvido pelas autoridades.