NiTfm live

Viagens

Atenção, turistas: há uma nova lista de proibições em Roma

Andar em tronco nu, comer à entrada de monumentos ou descer escadas históricas com malas com rodas são algumas delas.
Algumas ações podem levar a multas.

Foram implementadas várias proibições, para turistas e residentes, na cidade de Roma, refere o jornal inglês “Telegraph”. O objetivo é acabar com comportamentos rudes e sem maneiras que têm vindo a aumentar, tal como o fluxo de turismo na cidade.

Entre as proibições contam-se os banhos em fontes históricas, andar em tronco nu pelas ruas, ou tocar com os lábios na saída de água das fontes públicas. Banido é também o ato de comer à porta de monumentos ou em zonas históricas da capital italiana.

Os homens que se costumavam vestir de soldados romanos e pedir dinheiro em troca de poses fotográficas ficam também impedidos de o fazer, assim como descer escadas históricas, como as da Praça de Espanha, com carrinhos de bebés ou malas com rodas.

As medidas surgem na sequência de uma atualização e expansão das normas de regulamentação por parte da câmara municipal da cidade, existentes desde 1946. As contra-ordenações mais graves podem mesmo levar ao banimento do seu autor da área onde ocorreram.

Há multas para homens que andem em tronco nu na rua e para quem prender cadeados em monumentos. Os valores ainda não foram divulgados. Da vasta lista contam-se ainda as proibições de realizar pub crawls e a promoção de bilhetes para saltar filas de entrada.

Para os residentes passa a ser interdito estender roupa em estendais que atravessem ruas de uma ponta a outra. Por fim, uma medida para todos é a proibição de cantar ou tocar instrumentos musicais em transportes públicos.

Veneza anunciou recentemente uma série de medidas semelhantes, pelos mesmos motivos, como a NiT já noticiou.