NiTfm live

Viagens

As grandes diferenças entre a Disney World de Orlando e a Disneyland Paris

Há quem pense que são praticamente a mesma coisa, mas não podiam estar mais enganados. Da localização às atrações, é tudo diferente.

Os fanáticos da Disney estão neste momento a revirar os olhos. É possível que haja pessoas que não sabem a diferença entre a Disney World e a Disneyland Paris? Mas em que mundo é que vivemos? Essa dúvida é uma blasfémia — é quase como dizer que não sabem distinguir Lisboa do Porto ou Benfica do Sporting.

Tenham calma, fãs desmedidos. Apesar de vocês saberem tudo sobre o assunto, há de facto quem não faça a menor ideia das diferenças entre os dois conceitos de parques. Na verdade, há quem pense que é tudo a mesma coisa. Não podiam estar mais enganados — com exceção de terem sido os dois criados por Walt Disney, é tudo distinto. Da localização às atrações, é como água e azeite.

Foi numa visita ao Griffith Park, em Los Angeles, que Walt Disney teve pela primeira vez a ideia de criar um parque de diversões da Disney. Enquanto olhava para as filhas Diane e Sharon às voltas num carrossel, o empresário começou a refletir sobre o quão espetacular seria se houvesse um parque onde pais e filhos pudessem divertir-se juntos. A 31 de agosto de 1948, Disney enviou os seus primeiros planos para o designer de produção Dick Kelsey. Na altura, o seu parque de diversões de sonho tinha o nome Mickey Mouse Park.

Enquanto olhava para as filhas Diane e Sharon às voltas num carrossel, Walt Disney começou a refletir sobre o quão espetacular seria haver um parque onde pais e filhos pudessem divertir-se juntos

O primeiro parque abriu ao público a 18 de julho de 1955 em Anaheim, na Califórnia. Tinha apenas vinte atrações. No final da década de 90 iniciou-se um processo de expansão, no entanto nenhum destes projetos — ou dos Disneyland — que surgiram a seguir fizeram frente à Disney World.

Após a inauguração do primeiro parque de diversões da Disney, Walt começou logo à procura do próximo investimento. Desta vez o empresário queria ir muito mais longe, construindo numa área muito mais ampla e com maior autonomia. Assim foi. A 1 de outubro de 1971 abriu em Bay Lake, a 30 quilómetros de Orlando, o Walt Disney World Resort — mais conhecido por Disney World.

Era para ser muito mais do que um mero espaço de diversões. Walt Disney não queria apenas um parque com divertimentos, ele queria construir uma cidade autónoma. Infelizmente Walt Disney morreu a 15 de dezembro de 1966, antes de conseguir concretizar os seus planos. A empresa também desistiu dessa ideia de comunidade do futuro, no entanto este parque ficou para sempre muito diferente de todos os outros. Não acredita? Ora veja.

Carregue na imagem para ver as grandes diferenças entre a Disney World de Orlando e a Disneyland Paris.