Em nome da igualdade e do direito a cada um usar o fato de banho que quer, foi formalmente decidido esta semana que as mulheres podem fazer topless nas piscinas municipais de Barcelona, em Espanha, se assim o desejarem.
Segundo a “CNN“, a decisão das autoridades veio depois de várias denúncias de que alguns pontos de natação estavam a discriminar quem não usava a parte de cima do biquini.
O grupo Mugrons Lliures apresentou mesmo uma queixa sobre inconsistências nas regras que regem os banhos em topless em certas piscinas, levando a uma investigação.
Na sequência desta, o Conselho contra a Discriminação enviou um relatório a todos os grupos municipais, lembrando-os de garantir a igualdade e não impedir que as mulheres ficassem de topless.
Uma porta-voz disse mesmo à cadeia que não existe uma regra escrita que defina o que as pessoas podem usar nas piscinas municipais, mas a discriminação baseada em género é proibida. A mesma frisou que o topless é comum nas várias piscinas da segunda maior cidade da Espanha .