viagens

Faz 18 anos? Vai receber um passe para um Interrail pela Europa à borla

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira, 1 de março, que vai avançar com um investimento de 12 milhões de euros para que todos os jovens possam viajar sem pagar. 

Miúdos com sorte.

É oficial: a Comissão Europeia vai avançar com um programa para que todos os jovens que completem 18 anos recebam um presente de aniversário super especial: um Interrail pela Europa, totalmente à borla. O anúncio foi feito hoje pelo comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. 

A proposta já tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só esta quarta-feira é que a Comissão decidiu avançar com esta medida. Tal como se pode ler no comunicado da Comissão Europeia, publicado durante a manhã, a iniciativa pretende oferecer esta oportunidade de viajar para o estrangeiro a todos os jovens, seja qual for o seu estatuto social, a sua educação ou nacionalidade. A comissão espera que esta oportunidade chegue a mais de 20 mil jovens. 

“É importante oferecermos esta oportunidade a todos os jovens para alargarem os seus horizontes proporcionando-lhes esta experiência noutros países”, refere Navracsics no comunicado. “A educação não passa só por aprender nas salas de aula, mas também por descobrir mais sobre a cultura e tradição dos nossos compatriotas europeus. 

Os jovens vão viajar de comboio, claro, mas há meios alternativos de transporte disponíveis caso as condições meteorológicas, o tempo de viagem e a distância assim o obriguem. 

Vai entrar em vigor uma campanha para informar todos os jovens que completem 18 anos acerca desta oportunidade de fazerem um interrail gratuito. Os primeiros participantes devem começar a viajar durante este verão, e vão ser eleitos através de uma seleção da Comissão Europeia.