NiTfm live

Viagens

10 coisas obrigatórias para ver e fazer em São Tomé

A NiT passou seis dias nesta ilha e diz-lhe os sítios que tem de incluir na bucket list quando for até lá de férias.
Parece um postal.

Cada vez que faz uma curva, Osvaldo Lucas carrega na buzina com força. O mesmo acontece quando avista alguém no passeio ou a carrinha branca que conduz entra numa vila, roça ou cidade de São Tomé.

O ritual parece estranho, mas rapidamente se percebe que os outros condutores fazem o mesmo. “‘Mais vale o apito do que o travão’ é um dos maiores lemas por aqui. Todos fazem isto para evitar acidentes nestas estradas cheias de buracos”, explica à NiT o guia que nos levou a conhecer a ilha durante seis dias, entre 16 e 22 de maio.

Homem de estatura média e magro, Osvaldo Lucas diz conhecer São Tomé de cor. Passou dez dos 40 anos de vida a mostrar o paraíso aos turistas, a quem conta todas as histórias que sabe com o entusiasmo da primeira vez. 

Fala-nos do filho mais velho que está no Brasil e ainda noutro que estuda Relações Internacionais na China. Sente a falta deles todos os dias — apenas falam ao domingo, contou-nos —, mas sabe bem a importância dos estudos e que ambos estão a lutar por um futuro melhor.

A conversa acaba ao mesmo tempo que entramos em Pantufo, uma pequena comunidade de pescadores perto da cidade de São Tomé. Na areia, dezenas de miúdos correm atrás de uma bola feita à mão. Os mais velhos ocupam-se a tratar do peixe acabado de chegar.

“Bebé quer doces. Vai buscar doces para a bebé Lúcia”, pede-nos Rosa Santos, enquanto carrega às costas a primeira filha, de sete meses. Nas mãos tem um alguidar com peixe-azeite, uma espécie muito comum por ali. Vai lavar tudo e esperar que “chegue a carrinha para levá-los para o mercado”.

Esta foi a primeira de muitas paragens que a NiT fez ao longo dos seis dias. Almoçámos com vista para o mar ou rodeados de palmeiras; passeámos de piroga no rio Malanza; conhecemos várias roças; ouvimos histórias de vida impossíveis de esquecer e demos vários mergulhos no mar.

Tudo para lhe contar quais são as dez coisas que tem mesmo de ver e fazer numa viagem de sonho a São Tomé. A seguir, carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões. 

A NiT viajou a convite da Soltrópico, Pestana Hotels & Resorts e TAP Portugal.