NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Les Suites: experimentei o novo hotel do Funchal e não vejo a hora de voltar

Até o tempo esteve sempre bonito, como se estivéssemos num mundo à parte onde tudo é perfeito e requintado e é sempre verão.
O enquadramento é incrível.
90

Há uma história que se conta no Funchal sobre a Desertinha, uma fêmea de lobo-marinho vinda das Ilhas Desertas da Madeira. Ao contrário dos outros animais da espécie, a Desertinha não tinha medo de se aproximar da costa e era acarinhada e apadrinhada por turistas e locais, como que cumprimentando quase diariamente os visitantes dos incríveis hotéis que ali formam o arco da perfeição hoteleira.

A história, que me foi contada na minha visita ao novíssimo Les Suites at The Cliff Bay — o mais recente espaço na tal baía perfeita — ficou-me na memória como símbolo dos dias que ali passei: da natureza selvagem, do mar que não deixamos de ver (nem dentro dos quartos), da vista incrível para as Desertas e da maneira de ser simples e genuína de todos os que conheci, de funcionários a residentes.

A Desertinha era uma das dezenas de lobos-marinhos das Ilhas Desertas. que têm sido salvos pelo projeto Life Madeira, conta-nos com visível orgulho Graça Freitas, da Portobay. É desta cadeia portuguesa o novo hotel de cinco estrelas na Ilha da Madeira. inaugurado no passado dia 21 de outubro. Veio décadas após a estreia do grupo na hotelaria, logo com duas unidades precisamente naquela região: em 1988 abriam o seu primeiro hotel, o Eden Mar e em 1994 The Cliff Bay, um 5 estrelas que mantém hoje, mais de 20 anos depois, uma imaculada imagem e reputação.

Os quartos.

É junto a este espaço onde encontrava 200 quartos, vista sobre a baía do Funchal e acesso direto ao mar, que nasceu o Les Suites — uma unidade que pretende ser de complemento: mais limitada em espaço, porém mais exclusiva e (ainda) mais requintada.

Conta-nos a empresa que o hotel nasceu com base num Chalet antigo, cuja demolição se evitou, por ser uma referência muito importante das casas de estilo colonial. Para preservar a área, esta e outra propriedade e também para evitar projetos imobiliários que, colados ao Cliff Bay o poderiam prejudicar, o grupo decidiu criar o Les Suites at The Cliff Bay, reforçando a oferta aos hóspedes.