NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

O Prazer da Natureza Resort & SPA é o sítio ideal para se isolar do mundo

Uma reporter da NiT passou a noite neste hotel de quatro estrelas em Vilar de Mouros — e acordou ao som dos pássaros.
É ecológico.

Assim que entrei pelo portão de entrada do Prazer da Natureza, senti que a tranquilidade estava à minha espera. O barulho da estrada desapareceu e foi substituído pelo som dos pássaros.

Na receção, luminosa e em tons de branco, fui atendida por uma das três rececionistas que me recebeu com grande simpatia. Deu-me o cartão do alojamento, que servia também para abrir o portão da entrada do hotel, que fica num condomínio fechado.

Ali, encontrava-se antes o parque de campismo de Vilar de Mouros, que abriu no início dos anos 1950. Hoje, é o Prazer da Natureza Resort & SPA, um hotel de quatro estrelas perfeito para relaxar, inserido em plena natureza, no Parque Natural de Vilar de Mouros.

Entrei no meu apartamento, com cerca de 60 metros quadrados, dividido em dois andares. Em baixo, ficava a casa de banho, com duche, e o quarto. A decoração era em tons de lilás e cinza. As flores, presença constante nos canteiros e jardins encontram-se também no interior.

No andar de cima do apartamento, estava uma sala, com sofá-cama, e uma cozinha sem divisão. A casa era realmente espaçosa e muito moderna.

O chão, em parquet de tom claro, convidou-me a descalçar e a sentir-me em casa. Fui até à varanda, mas parte da vista era para o parque de estacionamento, ao contrário das villas que se encontravam à frente e que têm uma vista deslumbrante para a vegetação que envolve o resort.

Encontrei-me depois com o diretor do alojamento que me explicou que estavam lotados. Era impossível adivinhar. O silêncio dava a sensação de que eu era a única hóspede ali.

“Queremos também minimizar o impacto ambiental. O nosso último investimento foi para pôr o hotel 95 por cento autónomo. Só ainda não conseguimos fazer a parte do gás”, explica-me Nuno Santos, 36 anos.

Fiz o caminho até à piscina, entre as outras villas, e por entre a vegetação. Há árvores, algumas de fruto, trepadeiras, relva e flores. O cheiro trazia as memórias dos verões da minha infância passados num monte no Alentejo.

Antes de subir as escadas para a piscina encontrei o SPA, do lado esquerdo. Ali, há uma piscina interior aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e um ginásio. É ainda possível reservar massagens. Já a piscina exterior, de água salgada, não é aquecida, mas parece. Estávamos a 24 de agosto e a temperatura da água marcava os 28 graus. Uma maravilha.

Para os miúdos também há um parque infantil dentro da propriedade e logo ao lado da piscina. Já em frente ao meu apartamento está o restaurante, onde também é servido o pequeno-almoço buffet, e ao lado um bar, com cadeirões e mesas na esplanada.

Cruzei-me com uma família e a seguir com três pessoas que vestem T-shirts com logotipos de bandas, uma delas dos Tool. É que este alojamento fica a cinco minutos do festival Vilar de Mouros. E há quem reserve a sua estadia com um ano de antecedência

É para lá que também vou. Entre concertos e entrevistas, o meu regresso a este pequeno paraíso do descanso faz-se não muito antes do nascer do sol. Deito-me na cama, grande e confortável, e descanso.

A hora do pequeno almoço passa, e pelas fotografias que vejo posteriormente dos croissants franceses e das compotas, arrependo-me. Acordo ao som dos pássaros e, se pudesse, ali ficava.

Se quiser conhecer este resort pode reservar a sua estadia no site do hotel. Para uma noite, de 18 para 19 de setembro, por exemplo, um quarto duplo com vista para o jardim, acesso ao spa e pequeno almoço custa 90€ — ou 135€ em regime meia pensão.

O Prazer da Natureza Resort & SPA fica no número 989 da Estrada do Funchal, em Vilar de Mouros. Carregue na galeria para conhecer melhor este espaço onde pode acordar ao som dos passarinhos.