NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Os novos alojamentos rústicos dos Açores são auto-sustentáveis

As Casas da Ribeira aproveitam a energia solar para reduzir o impacto ambiental de cada hóspede.
O terraço tem muita luz.

Chamam-se Casas da Ribeira porque ficam coladas a um curso de água que passa mesmo nas suas costas, criando um ambiente relaxante e envolvente com a natureza. Os novos alojamentos locais da Ilha Terceira, nos Açores, são perfeitos para os adeptos de turismo rural que se preocupam com o ambiente.

Os dois espaços — com tipologias T0 e T1 — foram desenvolvidos em estruturas de pedra recuperadas, para poupar na utilização de cimento, um material bastante poluente.

A decoração é moderna.

Além disso, são praticamente auto-sustentáveis: têm bombas de calor, baterias de armazenamento de energia, um painel fotovoltaico e outro solartérmico, que resultam numa poupança de consumo através do aproveitamento de energia solar, reduzindo o impacto ambiental de cada hóspede.

Estas pequenas casas com traçada antiga ficam numa freguesia rural, para promover o turismo nas zonas com menos movimento e ajudar a reduzir o fluxo de visitantes que se instalam no centro da cidade.

Cada alojamento tem um terraço com jardim, zona de churrasco e forno e um espaço de convívio. De lá, pode aproveitar a vista para a Serra de Santa Bárbara e para o mar, com as Ilhas do Pico e São Jorge lá ao fundo.

O quarto do T0 fica em mezzanine.

O pequeno-almoço, composto por produtos regionais, está incluído no preço. As casas estão equipadas com ar condicionado, aquecimento, estacionamento privado, Wi-Fi, tomadas USB e colchões queensize.

Por perto, vai encontrar também cafés, mini-mercados e restaurantes. Consegue chegar a todo o lado em apenas um minuto a pé.

O preço de uma noite no T0, em época baixa, começa nos 38€. No T1, o valor sobe para 52€ — já inclui a taxa de limpeza do Airbnb. As Casas da Ribeira ficam no Bairro de Santa Bárbara, na zona Oeste da Ilha Terceira.

São muito rústicas.