NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Os dez melhores turismos rurais de Portugal, segundo a revista “Forbes”

Do Dão ao Alentejo, há opções para toda a família entrar em contacto com a natureza, relaxar e sentir-se em casa.
Basta escolher.

A “Forbes” está atenta ao que se passa em Portugal e às novidades na área do turismo que o País tem para oferecer. A prova disto é que no dia 5 de novembro, terça-feira, a revista norte-americana revelou uma lista com os dez melhores turismos rurais de Portugal.

Lisboa e Porto têm seus famosos encantos, mas a lista vai muito além das principais cidades portuguesas e percorre retiros no Dão, Alentejo, Algarve e centro do País. Os selecionados foram considerados lugares para diminuir a velocidade do dia a dia, apreciar a natureza da região e que possuem um design encantador para sentir-se em casa.

No Dão, a sugestão é a Quinta de Lemos com vinhas, um restaurante requintado e um pequeno hotel. Tudo idealizado por Celso de Lemos, que comprou a propriedade no Vale do Dão. No centro do país, em Torres Vedras, o Areias do Seixo é um retiro romântico a cerca de uma hora a norte de Lisboa. Com a pretensão de criar um refúgio sustentável, grande parte da comida é proveniente dos jardins e da estufa do local. 

Já nos arredores de Fátima, o hotel boutique Luz Houses é para os viajantes que pretendem ter uma “experiência de alma”. As casas reinterpretam a arquitetura tradicional da região nos séculos XIX e XX com paredes de pedra e argamassa de areia vermelha. Há ainda um spa numa caverna natural.

No top 10 da Forbes, o Alentejo é a região que mais se destaca. Há quatro turismos rurais na lista. Entre eles, o Craveiral Farmhouse, com 38 quartos que mistura simplicidade, contacto com a natureza e silêncio, que fica a 20 minutos da praia da Zambujeira do Mar; o Herdade Ribeira da Borba, uma propriedade baseada nos princípios da permacultura com canteiros e pomares e trilhos para caminhada; o Dá Licença, um hotel preocupado com o design e a estética, mas bstante acolhedor e com vistas encantadoras em todas as direções; e o Herdada da Matinha, em que os hóspedes podem ajudar os chefs a preparar o jantar e aproveitar para fazer trilhos ou andar a cavalo.

Para fechar a lista, há ainda três turismos rurais no Algarve. A Companhia das Culturas é um retiro rústico sem barulho, sem distrações onde a calma e a simplicidade são as principais atrações. Já a Casa Modesta, nos arredores de Olhão, é uma herdade dos anos 40 que possui nove quartos com vista para o Parque Natural da Ria Formosa, e a Pensão Agrícola é uma luxuosa pousada cercada por laranjeiras, amendoeiras e medronheiros.

Carregue na galeria para conhecer os hotéis que fazem parte da lista dos melhores turismos rurais de Portugal, segundo a revista “Forbes”.