NiTfm live

turismos rurais e hotéis

Já pode dormir na primeira — e incrível — casa barco do Porto

O aluguer da Floating House permite-lhe passar a noite na Marina ou num local à escolha no Rio Douro, usar bicicletas grátis e fazer Stand Up Paddle — e está na Airbnb.

Não tem propriamente morada, é um barco e fica onde quiser e puder, tem um único comentário na plataforma de alojamento local — provavelmente da primeira pessoa que lá dormiu, que claramente adorou. Abriu há dias, ainda cheira a novo e é absolutamente espetacular. Falamos da Oporto Douro Floating House, a primeira casa barco na cidade do Porto, onde a partir de agora qualquer um pode pernoitar.

Disponível para alugar na Airbnb desde há uma semana, a casa barco é um sonho para quem quer conhecer ou matar saudades do Porto, de uma forma original (aliás, é tentadora até para quem mora lá). Isto porque além do óbvio —  ser uma casa num barco — , é diferente de tudo o que pode encontrar, já que os clientes podem dormir na Marina ou num local à sua escolha no Rio Douro. E pode usufruir gratuitamente de atividades de barco a remos, stand up Padle, bicicletas, boia de diversão e até jet ski.

O barco surgiu após uma ideia que o empreendedor Mex Machado e o seu amigo João Gil tiveram. Queriam proporcionar estadias diferentes na sua cidade e tinham de começar pelo que gostavam mais: “o rio e o mar, pois desde miúdos que praticamos desportos náuticos”, explica Mex à NiT.

Na sua pesquisa de mercado perceberam que no norte não existia nenhuma casa barco e após algumas pesquisas em vários países descobriram uma empresa em Portugal que faria o que precisavam. Não hesitaram, deram logo o sinal para a compra.

Além desta diferenciação no conceito, a casa é única em praticamente tudo: “colocámos pranchas de stand up padle, um jet ski, um barco a remos, bicicletas onde os hóspedes podem divertir-se”, explicam. A casa barco ainda pode ser transportada pelo rio seja para diversão em família, fazer uma viagem gastronómica pelo rio Douro ou para dormir onde entenderem. E conta ainda com um deck na parte superior para apanhar sol para simplesmente relaxar e apreciar a paisagem”, defende o proprietário à NiT.

Começaram a alugar na semana passada e tiveram um casal australiano como primeiros clientes. O casal adorou a experiência, com especial destaque para conhecer a cidade do Porto num barco 100% elétrico “onde apenas se escuta o som da água” e até escreve na sua crítica ser uma “delícia” dormir rodeado de água e beber uma garrafa de vinho à noite, bem como o uso gratuito de bicicletas, canoa e remo.

O custo é de 190€ para duas pessoas por noite (reservas na plataforma), com todos os acessórios incluídos, podendo ainda usufruir do passadiço no Rio Douro, mesmo à saída da Marina. Com o aluguer da casa barco tem ainda parque de estacionamento gratuito, que fica a cinco minutos da estação de Campanhã, a 12 minutos do aeroporto e a 10 minutos de bicicleta do centro da cidade.

Os hóspedes têm acesso a todas as comodidades de uma casa, como um quarto cama de casal, um sofá cama, cozinha, casa de banho e o tal deck solar, para estar de dia ou de noite.

Têm ainda uma máquina de café, televisão, internet ilimitada e um guia turístico online com os melhores eventos da cidade, restaurantes e lojas locais. É ideal para acomodar duas a quatro pessoas para dormir, e com capacidade para sete pessoas nos passeios de barco, não sendo permitidas, por razões de segurança, crianças menores de dois anos nem a realização de festas.

Na Floating House pode ainda usufruir de passeios pelo rio Douro, praias fluviais, marinas, passeios gastronómicos, visitas às caves do vinho do Porto, visita às quintas no Douro e incluir serviços de chaufers privados, todos os serviços com preço e horário a definir mediante o trajeto.
 

Carregue nas setas da imagem principal para ver mais incríveis fotos do novo alojamento local disponível na cidade do Porto.