NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Há novas villas em Cascais perfeitas para famílias (e apaixonados pelo mar)

As Villas Sea’Ya Family Surf Houses trazem um conceito familiar para surfistas e amantes de praia.
O exterior.

Pensadas por uma família, para acolher outras famílias, nasceram em Cascais as Villas Sea’Ya Family Surf Houses: espaços feitos parra quem gosta da praia, do mar e de conforto, criados e idealizados por um casal local.

Maria Saldanha e António Monteiro, ambos nascidos neste concelho, tinham uma dúvida desde que foram pais: porque é que ir de férias em família implica sempre levar a “casa às costas”? 

Também sentiam que os surfistas e outros praticantes de desportos de mar só encontram resposta às suas necessidades em hostels ou unidades próprias. E explicam que foram estas e outras questões que levaram à criação do Sea’Ya Family Surf Houses, a nova marca portuguesa de alojamento local de charme “pensada para os mais exigentes surfistas e famílias amantes da natureza e das experiências locais”.

A unidade está localizada em Cascais, na pitoresca aldeia da Charneca, a menos de dois quilómetros da famosa praia do Guincho, imediatamente ao lado do Parque Natural Sintra Cascais, e a minutos do centro de Cascais e da Serra de Sintra. O espaço tem três villas independentes: Villa Abano, Villa Cresmina e Villa Guincho — todas elas com amplos e solarengos terraços e uma decoração onde se destacam os materiais naturais, os tons neutros e a simplicidade dos detalhes.

Maria e António são pais e, como já se percebeu, surfistas: por isso, o Sea’Ya Family Surf Houses coloca, por um lado, à disposição dos hóspedes equipamentos das melhores marcas de puericultura tais como berços, cadeiras de refeição, espreguiçadeiras, marsúpios, banheiras de bebé, carrinhos de passeio, intercomunicadores, barreiras de cama, cancelas de escadas, entre outros aparelhos e produtos essenciais para quem viaja em família e não quer “levar a casa às costas”.

“Imaginem o que seria chegar de férias com crianças e entrar numa casa que tem os brinquedos adequados à idade das crianças, a banheira colocada no duche, as caminhas das crianças (berço ou alcofa) preparadas com roupas lavadas com detergente orgânico, cancelas nas escadas, barras nas camas”, refere o casal.

E a questão do baby friendly vai mais longe: “na verdade, fomos ainda mais além no nosso conceito quando tomámos decisões de arquitetura a pensar nos mais novos e na tranquilidade dos pais: o chão exterior é antiderrapante, os duches foram pensados para facilitar dar banho aos mais novos, o chão é fácil de limpar e desinfetar, todos os terraços são vedados para que as crianças possam brincar livremente junto dos pais”.

No Sea’Ya – Family Surf Houses não há televisão, confessam Maria e António: mas há, sim, uma ampla oferta de brinquedos  e jogos de tabuleiro para que as famílias possam passar tempo de qualidade juntas. “Para além disso, todas as nossas atividades complementares de lazer foram cuidadosamente pensadas, em conjunto com os nossos parceiros, para serem feitas em família”, explicam Maria e António.

Aulas de surf, SUP, kitesurf e windsurf para todos os níveis de aprendizagem, ioga, passeios a cavalo na praia, recolha de lixo nas praias, caminhadas “Walking Mentorship”, passeios à Serra de Sintra e aluguer de bicicletas elétricas, são apenas algumas das atividades disponíveis.

Quem pratica desportos de mar tem ainda à sua disposição suportes para pranchas, duches de água quente no exterior, mangueira de pressão para lavagem de material e aluguer de equipamento. António, surfista há mais de 25 anos, ficará encarregue de aconselhar os visitantes sobre as melhores ondas da região, muitas vezes reservadas apenas aos locais, informar sobre forecasts, e toda a informação que um surfista precisa em viagem.

Além de tudo isto, este é um alojamento sustentável: “somos uma família com forte ligação ao mar, pelo que nos preocupamos com o impacto da nossa atividade no mesmo. Evitamos o uso de plástico, temos detergentes ecológicos da marca portuguesa EcoX (biodegradáveis, comprados a granel e produzidos essencialmente a partir de matérias-primas de origem vegetal), temos amenities em formato de recarga para permitir a compra ao litro e dessa forma a redução do consumo de plástico, incentivamos a reciclagem e temos atividades específicas de recolha de lixo nas praias, em família ou em grupo”, acrescentam os responsáveis.

Contudo, o casal explica que sente que ainda muito há para fazer. “Estamos a fechar uma parceria com uma instituição de limpeza dos oceanos para que parte do nosso lucro reverta a favor das suas atividades, queremos capitalizar a excelente exposição solar do espaço e instalar painéis solares em todas as casas, e temos já muitos projetos pensados, para o futuro, nesta área”, frisam. 

Os preços deste novo alojamento começam nos 80€ por noite e as reservas através do email info@nullseaya.pt ou para o 351 961381833

Carregue na galeria para conhecer melhor o Sea’Ya Family Surf Houses.