NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Este resort de luxo português foi considerado um “paraíso para as famílias”

O Pine Cliffs Resort fica em Albufeira, no Algarve, e tem golf, ténis, piscinas e acesso direto à Praia da Falésia.
O por do sol é espetacular.

É por cima dos penhascos cor de cobre da Praia da Falésia, no Algarve, que se situa um resort que mais parece a encarnação do paraíso na terra. O longo pinhal relvado sobre o mar é fresco e tranquilo, mas quando se aproxima da falésia tem uma das vistas mais incríveis do planeta, sobre o Oceano Atlântico.

Se quiser ir até à praia, basta chamar o elevador panorâmico — a menos que seja um dos corajosos que preferem enfrentar os cinco lances de escadas a pé. Chegando lá abaixo, tem de atravessar o passadiço de madeira até ao areal, rodeado de uma falésia tão incrível que faz lembrar o Grand Canyon (EUA). O que ninguém lhe explica sobre o Pine Cliffs Resort, em Albufeira, é que cada paisagem parece saída do cenário de um filme.

O passadiço para a praia.

Este espaço de luxo na costa algarvia está a fazer sucesso lá fora pelas condições incríveis que oferece, especialmente numas férias em família. Na passada sexta-feira, 14 de fevereiro, o jornal britânico “Daily Mail” publicou um artigo onde dedicou rasgados elogios ao resort, chamando-lhe “chique”, “pacífico” e um “paraíso para os pais”.

A arquitetura do espaço junta a traça algarvia tradicional a um toque contemporâneo, mas os edifícios — todos eles brancos — nunca ultrapassam os quatro andares. Muitas das paredes estão preenchidas com buganvílias ou azulejos azuis e brancos, há fontes a cada esquina, os relvados estão cuidados, os canteiros têm flores, os pássaros cantam o dia todo e os passeios estão preenchidos pela calçada portuguesa.

As piscinas estão todas rodeadas de relva.

Os pormenores são cuidados com tanto detalhe que às vezes é difícil acreditar que esteja num sítio real. Mas o Pine Cliffs é muito mais do que um espaço bonito, é um resort de cinco estrelas com 12 restaurantes, spa, ginásio, courts de ténis e padel, campo de golf, sete piscinas ao ar livre (e uma interior) e uma vasta oferta para as crianças poderem estar entretidas o dia todo.

Segundo o “Daily Mail”, este é mesmo um dos seus pontos fortes. Há, por exemplo, um castelo de insufláveis, trampolins, balouços e escorregas, carros de brincar, um barco pirata de madeira, um campo de basquetebol, pinturas faciais, workshops de culinária, espetáculos com reptéis e aves de rapina, aulas de ténis e mini golf, tudo a pensar nos miúdos.

No entanto, o artigo é rápido a acrescentar que os adultos que estão habituados a bons hotéis também se vão sentir em casa. Os produtos de higiene pessoal oferecidos, por exemplo, são destacados pela sua qualidade, além dos restaurantes, especialmente O Pescador e O Grill, que tem um “fabuloso” buffet que “não sabe a buffet”.

Maré, o restaurante da praia.

Além disso, ninguém se sente sufocado pelos gritos dos miúdos alheios, ao contrário do que pode acontecer noutros espaços.

O campo de golf de nove buracos é fantástico, mas também a academia de ténis Annabel Croft. No spa Serenity  – The Art of Well Being, vai encontrar massagens que incluem, por exemplo, uma esfoliação com óleo de laranja, misturado com areia da Praia da Falésia e flor-de-sal da Ria Formosa, e uma pasta de chocolate, seguida de uma cama de massagens com água quente (Dry Floatation Bed).

O “Daily Mail” conta ainda que as saídas do resort são praticamente desnecessárias, a menos que queira ir à praia, cujo acesso se faz rapidamente a pé, com o elevador panorâmico, e onde os hóspedes têm toalhas, cadeiras e sombras ao seu dispor. 

Apesar de se tratar de um espaço de luxo, o jornal britânico destaca ainda a atmosfera simpática e o staff “imaculadamente bem vestido”, disponível para ajudar em todos os momentos.

A receção está cheia de azulejos.

Um dos segredos para este sucesso são as várias remodelações que tem sofrido nos últimos anos, que garantiram que o Pine Cliffs se mantivesse atual e apelativo dentro do seu segmento de mercado. Todos os 217 quartos do hotel foram renovados em 2016, além das áreas públicas, salas de conferência, restaurantes e bares.

Foram introduzidas 76 novos apartamentos de luxo, as Pine Cliffs Ocean Suites, além do novo Serenity Spa. Em julho de 2018, chegaram 87 novos apartamentos: os Pine Cliffs Gardens.

Em época baixa, uma noite para duas pessoas custa a partir de 144€ com pequeno-almoço incluído, mas o preço sobe para 409€ em agosto. O Pine Cliffs Resort tem bons acessos e fica a cerca de 40 minutos de carro do aeroporto de Faro — mas mesmo assim, vai ser muito difícil sair de lá.

O espaço foi remodelado recentemente.