NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Barrosinha: o hotel do Alentejo onde pode provar vinhos e descortiçar árvores

A propriedade em Alcácer do Sal abriu esta quinta-feira, 14 de novembro. Permite-lhe repousar no campo e participar em várias atividades ligadas à natureza.
A piscina exterior.

Na Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, há um novo Hotel Rural. Inaugurado esta quinta-feira, 14 de novembro, o anterior espaço foi renovado, ampliado e tem agora 37 quartos e toda uma nova decoração. O projeto de requalificação da propriedade, bem como de intervenção e ampliação da unidade de quatro estrelas, custou cinco milhões de euros. 

A herdade já era conhecida pelas suas casas de turismo rural, que foram ampliadas no final do ano passado; bem como pelo Hotel Rural, que tinha inicialmente 17 quartos e uma oferta mais limitada de serviços.

O hotel foi agora aumentado e requalificado pelos arquitetos da Arquisoma Ferreira Pinto & Associados, numa intervenção que incluiu a adaptação do edifício pré-existente, com o aproveitamento das áreas, bem como a ampliação usando os edifícios contíguos.

A partir deste mês, já pode encontrar na Barrosinha uma oferta de 37 quartos standard: os novos 20 nos pisos 0 e 1, e os 17 já existentes, porém também totalmente renovados, no piso 2. Em termos de tipologia, estas unidades incluem duas suites, um quarto totalmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e ainda oito quartos comunicantes, a pensar nas famílias maiores.

No piso 0 situa-se encontra-se também a entrada e receção, o bar e ainda o restaurante da Barrosinha, tendo sido criadas novas zonas de estar. Estas foram instaladas nas áreas industriais que ali havia, tendo o projeto arquitetónico passado por enaltecer esses elementos, em vez de os disfarçar.

As componentes industriais são aliás o mote geral na nova decoração do espaço: por lá encontra alfaias agrícolas e peças rústicas com detalhes e materiais como o ferro, as madeiras recicladas e o couro.

Com o rústico conjuga-se, como não podia deixar de ser, o moderno. Todos os quartos e suites têm agora uma decoração e design com estilo envolvente e estão equipados com ar condicionado, televisão por cabo, secador de cabelo, minibar, cofre gratuito e acesso à internet gratuito com wi-fi.

O novo Hotel da Barrosinha conta ainda com um ginásio, sala de reuniões, salão adaptado para eventos, piscina exterior para adultos e crianças, bar de apoio (sazonal) e parque de estacionamento privado e exterior.

Nas imediações, os hóspedes podem conhecer a Adega, onde por vezes se realizam provas de vinhos e outros momentos vínicos, a Taberna, recentemente renovada mas que mantém o seu estilo rústico e onde se provam os petiscos típicos da região; e a Loja onde pode comprar os vinhos, arroz, mel, entre outras iguarias produzidos na Barrosinha.

A oferta turística desta Herdade contempla ainda seis villas T1 e T2, com capacidade de alojamento para duas a quatro  pessoas, com kitchenette moderna completa, quarto de casal; e, no caso do T2, com um quarto duplo adicional, sala de estar, terraço privado e casa de banho.

Nas suas férias ou escapadinhas, os visitantes podem participar em atividades como passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo, colheita de espargos, cogumelos selvagens ou ervas aromáticas, participação nas atividades florestais onde se destaca a tiragem da cortiça e a colheita da pinha, desportos motorizados em trilhos de dificuldades variáveis e passeios bálticos pelo rio Sado, organizados com parceiros locais.

Uma noite num quarto duplo no novo Hotel começa nos 64€ e as reservas ja podem ser feitas online

Carregue nas fotos para conhecer melhor os interiores e exteriores do espaço.