NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

As Termas da Piedade estão de volta a Alcobaça — 22 anos depois de fecharem

Com as características naturais finalmente otimizadas, as águas termais reabrem integradas no Your Hotel & Spa Alcobaça.

Estiveram fechadas durante mais de duas décadas e reabriram no passado dia 12 de setembro, integradas num moderno hotel. Nasce assim mais uma opção para quem pretende associar férias e descanso a fins terapêuticos e de bem estar, com o regresso à atividade das termas históricas e centenárias da Piedade. 

O anúncio foi feito na segunda-feira, 16 de setembro, pelo hotel onde estão localizadas e enquadradas estas termas: o Your Hotel & Spa Alcobaça, uma unidade de quatro estrelas na freguesia de Vestiaria, a três quilómetros da cidade de Alcobaça.

Segundo a unidade, a utilização das águas da Piedade com fins terapêuticos recua vários séculos no tempo já que, segundo estudiosos, as nascentes teriam sido exploradas durante a romanização. É sabido que no tempo do Cardeal-rei D Henrique aqui se tomavam Banhos de Cura. O primeiro estabelecimento termal terá sido construído pelos monges de Cister, ainda em modo rudimentar, constituído apenas por uma casa e tinas para banhos de imersão. 

Depois de muitos na alçada do município de Alcobaça, a exploração foi concedida a proprietários privados: desde 1981 que pertencem à Sociedade Termas da Piedade, Lda que as tem remodelado. No entanto, em 1997, a atividade termal associada à utilização das águas da Piedade acabaria por ser interrompida, devido a alterações nas características da água.

Por causa desta situação, a sociedade fez um reenquadramento do negócio, criando assim o Your Hotel & Spa Alcobaça em 2007 — preparado para receber, assim que fosse possível, as Águas da Piedade, já com as características naturais estabilizadas. “Esse momento chega em 2019, após um último ciclo de investimentos efetuado desde 2013”, diz o espaço em comunicado.

Ao longo dos últimos seis anos foram investidos aproximadamente 500 mil euros em investigações, furos e análises, com o apoio de geólogos de renome da universidade de Coimbra. Finalmente, 22 anos após o encerramento da atividade termal e de inúmeras tentativas de reabertura da mesma, foi  agora possível reunir as condições necessárias para a reabertura da termas, inseridas no hotel, e também com a contratação de um corpo clínico e equipa técnica. 

O Hotel abriu em 2007.

Segundo a unidade, as águas da Piedade agregam inúmeros benefícios para a saúde nomeadamente para o aparelho digestivo, aparelho músculo esquelético, aparelho urinário e valências dermatológicas. Elas emergem a 27 graus celsius com um PH neutro de 6,9 e são consideradas água cloretada sódica e hipersalina.

Podem ser usadas na prevenção e tratamento de várias patologias e têm benefícios para a saúde, nomeadamente para o aparelho digestivo, sistema músculo esquelético, aparelho urinário e valências dermatológicas devido as características das suas águas.

As Termas dispõem tratamentos termais como duche vichy e agulheta, banhos termais, ingestão de águas termais e ainda um tratamento inovador, Hidrocolonterapia que consiste numa limpeza e purificação do intestino através da utilização de águas termais para regeneração de células. Para a realização de cura termal é necessário a prescrição médica de um médico hidrologista.

Para as usufruir, o Your Hotel & Spa Alcobaça tem 62 quartos, três dos quais suites localizados. Os preços começam nos 127€ por quarto duplo, em outubro, por noite.

Os alojamentos têm ar condicionado, mini-bar, casa de banho com amenities e secador de cabelo, TV LCD, telefone com linha directa, cofre, secretária e wi-fi. Na unidade há ainda restaurante, spa (com 19 salas de tratamento e um circuito de hidroterapia), piscina semiolímpica exterior, campo de ténis, campo de futebol, percurso pedestre de cerca de quatro quilómetros e, a partir de agora, serviço termal. 

Os serviços de termalismo, reservas, preços e pacotes, necessitam de marcação personalizada, pelo telefone 262 505 376 ou email beyondspa@nullyourhotelspa.com

Foi contratada uma equipa especializada.