NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

Antigo bunker nazi vai ser um hotel de luxo na Alemanha

O alojamento terá 136 quartos que custarão, em média, 100€ por noite.
Maquete do projeto.

Um antigo bunker nazi em Hamburgo, na Alemanha, será transformado num hotel de luxo em breve, segundo o jornal “The New York Times”. O bunker foi construído com trabalhos forçados durante a Segunda Guerra Mundial e serviu de proteção para milhares de alemães durante as ofensivas aéreas dos Aliados.

O edifício esteve para ser demolido, mas a quantidade de explosivos que seria necessário para cumprir esse objetivo colocaria em risco as habitações que se encontram à volta. Em vez disso, foi desenhado um projeto que pretende criar um hotel com 136 quartos. A obra pertence ao NH Hotel Group e fará parte de um outro projeto comunitário: um jardim público de cinco andares no topo do edifício.

Além do jardim, o espaço superior terá uma sala de exposições sobre o passado histórico deste edifício. “Não queremos esconder a história. Queremos torná-la mais visível e transparente”, afirmou Tobias Helbing, um dos responsáveis do grupo de voluntários que está a organizar o jardim, à mesma publicação.

Cada noite no hotel deverá rondar, em média, 100€ por quarto. A estrutura do edifício conhecido como “Hochbunker” (bunker alto, em português) é semelhante a um castelo, com 75 metros de largura e 35 metros de altura. O novo hotel deverá abrir em meados de 2021, apesar de as obras ainda não terem começado.

O alojamento também ainda um bar, um café e um restaurante. O jardim no telhado, aberto a todos os clientes, terá uma vista panorâmica para toda a cidade. Espera-se que o hotel atraia turistas adeptos da tendência do dark tourism — turismo em locais históricos associados a tragédias, ou mortes.