NiTfm live

Turismos Rurais e Hotéis

5 hotéis maravilhosos para comer, dormir e vindimar (na brincadeira)

Chapéu de palha na cabeça, tesoura na mão e pés no lagar. Pelo meio, aproveita para relaxar em espaços de luxo durante as férias.
Pés à uva.

Apesar das altas tecnologias que envolvem cada vez mais a produção de vinho, continua a ser preciso pisar as uvas — mas isso até pode ser uma atividade relaxante e divertida. Por isso, a NiT escolheu cinco quintas, herdades ou hotéis onde pode dormir, comer e vindimar entre o Douro e o Alentejo. 

Uma das maiores tradições desta época do ano consiste em prensar as frutas com os pés para extrair o mosto (suco) que mais tarde irá fermentar e transformar-se em vinho. E há um motivo específico para algumas vinícolas ainda utilizarem esta tradição tão antiga. O calcanhar humano proporciona um elevado nível de extração de cor e polifenóis que garantem a qualidade do vinho, sem a quebra das sementes, que podem dar amargor e sabor herbáceo à bebida. Quando este processo é mecânico, o resultado não é o mesmo.

Em Portugal, há muitas quintas, herdades e hotéis que aproveitam esta altura para se dedicarem ao enoturismo e oferecerem experiências únicas aos seus hóspedes. No hotel Vila Galé Clube de Campo, por exemplo, os participantes começam o dia na vinha, onde recebem instruções sobre a forma de escolher e apanhar os cachos. Depois levam as uvas até à adega e aí, guiados por enólogos, visitam a área de vinificação, com explicações sobre todas as etapas da produção de vinho até ao engarrafamento. De seguida, são convidados a participar na pisa a pé no lagar, ao som de rimas tradicionais alentejanas.

Na Herdade das Servas, cada participante recebe uma T-shirt de vindima, um diploma de participação e uma garrafa de vinho para prolongar a experiência em casa. O programa começa com uma visita à adega, à zona de vinificação e à cave de estágio das barricas. A prova de vinhos vem depois, devidamente acompanhada por técnicos do local.

Depois de a seleção das uvas ser feita, os participantes são equipados com botas e fatos de borracha para entrarem nos lagares de mármore de Estremoz e pisarem as uvas, num momento que é sempre divertido — sobretudo se estiver com amigos ou familiares.

Portanto, se quiser entrar a sério no clima desta temporada, carregue na galeria para ver as sugestões da NiT de spots onde pode fazer uma escapadinha divertida e com os pés enterrados nas uvas.