NiTfm live

turismos rurais e hotéis

5 casas de charme para passar o Ano Novo — e estão no Airbnb

Numa aldeia típica da Serra da Estrela, à lareira de uma casa do Alentejo, nas paisagens bucólicas do Gerês. A NiT fez uma seleção de cinco casas incríveis e disponíveis no Airbnb para esta passagem de ano. É cedo? Nada disso: é melhor despachar-se. 

O fim de ano pode ser profundamente aborrecido. Pior: sem um plano, convite ou festa programada, é o tipo de noite que facilmente destrói os nossos nervos. É tudo caro, os restaurantes estão sempre cheios e muitos abrem por turnos. Quem nunca reservou uma mesa para o intervalo “das 21h30 às 23h” num dos espaços chiques de Lisboa? Mal jantados e já com um pé no novo ano, as expectativas ficam abaixo do ártico ao primeiro bar: beber um copo é como furar entre a multidão num concerto à pinha. Impossível. 

Depois há aquele lado da ressaca antecipada: os que tiveram mais sorte — ou foram pacientes na espera — estão mais felizes do que nunca, o ano só lhes pode correr bem. O que aumenta a frustração de uma noite em tudo mal pensada. Numa passagem de ano a diversão é obrigatória, ninguém fica em casa mesmo que haja Herman na televisão. 

Há salvação a este cenário decadente do ano que se adivinha. E é claro que exageramos: na cidade também há diversão, é só preciso planear. Tal como nesta ideia de passagem de ano que lhe apresentamos a dois meses do 31 de dezembro: o melhor é reservar o quanto antes. Organize um pequeno grupo de amigos e dê uma espreitadela às casas que ainda estão disponíveis no Airbnb. 

Como o dia 31 calha numa segunda-feira, aproveite para fazer umas mini-férias, de sábado (dia 29) até terça (dia 1). Escolhemos algumas dos cenários mais encantadores em Portugal. Daqueles que combinam com esta época do ano, que pede lareira, castanhas, vinho, e boas histórias com os amigos. Experimente dormir no coração da Serra da Estrela, num chalé no Gerês ou a escutar o crepitar do fogo da lareira, nas profundezas do Alentejo. 

Estamos a falar de casas que albergam até seis pessoas — algumas mais — com cozinhas totalmente equipadas e preparadas para receber os hóspedes para uns dias que valerá a pena recordar. Fazer uma lista de compras é essencial, e não será mal pensado ver qual será a localidade mais próxima com um hipermercado, para que nada falte. Depois… bem, depois é fazer a festa. 

Carregue na fotogaleria para conhecer as sugestões.