A mítica praça de Times Square, em Nova Iorque, a mais visitada do mundo, é durante 15 dias um pouco portuguesa. Um painel eletrónico, com quase 30 metros, faz publicidade ao turismo de Portugal com o dos seus maiores bens naturais: as ondas gigantes da Nazaré.
Com 24,38 metros, a onda surfada na Nazaré pelo brasileiro Rodrigo Koxa é projetada sucessivamente durante duas semanas em ecrãs LED, num edifício com a mesma dimensão. O objetivo, explica Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, é “não só potenciar as excelentes condições naturais de Portugal para a prática do surf, como partilhar uma cultura que está associada ao mar e a valores como a preservação da Natureza, desde a dos Descobrimentos a esta nova vaga de descobridores agora encarnados em surfistas, profissionais e amadores”.
A 8 de novembro de 2017, Rodrigo Koxa surfou aquela que viria a ser considerada, não só a maior onda de 2017, como a maior de sempre. O surfista de São Paulo tirou o título a Garrett McNamara, que tinha surfado, seis anos antes, uma onda de 23,77 metros, também na Nazaré.
Agora, e durante o lançamento desta campanha de turismo, no final da passada semana, a World Surf League anunciou também a transferência da sua sede europeia de França para Portugal.
A promoção custou 240 mil euros e insere-se numa clara aposta do turismo português no mercado norte-americano, que em 2017 foi um dos que registou um maior crescimento no nosso País, em parte devido à multiplicação de rotas aéreas e aposta das companhias na promoção de ligações entre Portugal e EUA.
Já esta semana, no âmbito da promoção que celebra os 50 anos da rota Lisboa-Nova Iorque da TAP, e o programa Stopover, Nova Iorque ganhou um novo mural com ilustrações de marcos portugueses, como os elétricos e o Panteão.
E na passada sexta-feira, 16 de junho, o jogo entre Portugal e Espanha foi transmitido em vários locais da cidade; e em Times Square, um dos golos de Cristiano Ronaldo, passado também num painel gigante, foi motivo de celebração como se de uma equipa norte-americana se tratasse. A partilha do momento foi feita no twitter de um ex-jornalista e agora gestor de redes sociais do Bayern de Munique, Cristian Nyari.
Quanto ao painel da onda gigante na Nazaré, pode ter uma ideia do vídeo nesta partilha:
" THE 80 FEET IDEA "Foi precisa paciência de surfista e esperar mais de 900 dias para ver a onda da Nazaré rebentar em…
Publicado por Pedro Lima em Segunda-feira, 18 de Junho de 2018