NiTfm live

Miúdos

Uno tem uma nova versão com indicações em braille

A Mattel lançou uma nova versão do popular jogo de cartas, com instruções para invisuais.
Está à venda nos EUA.

Foi anunciado pela Mattel esta terça-feira, 1 de outubro. O Uno, um dos jogos de cartas mais populares de todos os tempos, tem agora uma versão em braille que pode ser jogada por invisuais e visuais ao mesmo tempo. 

O design foi desenvolvido nos Estados Unidos através de uma colaboração com a National Federation of the Blind, a maior e mais antiga organização para pessoas invisuais no país. Neste baralho, que aparenta ser igual a todos os outros, a grande diferença está nos cantos das cartas, que têm indicações em braille sobre os seus números, símbolos e cores.

“Estamos orgulhosos de ter o Uno Braille nas prateleiras e de tornar o jogo mais acessível e inclusive a ainda mais famílias”, afirmou em comunicado Ray Adler, diretor global de jogos na Mattel.

A embalagem onde vem o baralho também tem indicações claras em braille, que encaminham os jogadores para o site unobraille.com, onde as instruções do jogo podem descarregadas e ouvidas num leitor de braille. Mas também há instruções de voz disponíveis para a Google Home e Amazon Alexa.

É esta a embalagem.

“O facto de que uma pessoa cega pode agora jogar um clássico como o Uno com amigos ou familiares, visuais ou invisuais é um momento verdadeiramente significativo. Estou ansioso por jogar com a minha família e sei que pessoas cegas por todo o país vão abraçar este importante e emocionante passo em direção à inclusão e acessibilidade”, contou em comunicado Mark Riccobono, presidente da National Federation of the Blind.

Em 2017, a marca já tinha dado um passo em direção à inclusividade quando lançou o Uno ColorAdd, o primeiro jogo que podia ser jogado por daltónicos.

Para já, o Uno Braille ainda só está disponível nos Estados Unidos, sem data prevista para chegar a Portugal.