NiTfm live

Miúdos

Um dia inteiro de workshops para ajudar os pais a cuidar (ainda) melhor dos bebés

O evento está marcado para este sábado, 8 de dezembro, e é organizado pelo Centro do Bebé. As inscrições estão abertas.
Um dia inteiro de workshops para pais em Lisboa.

O outono e o inverno são estações que exigem alguns cuidados especiais com os bebés, sobretudo os recém-nascidos. Este sábado, dia 8 de dezembro, na Fundação Cidade de Lisboa, um evento organizado pelo Centro do Bebé vai ensinar algumas medidas preventivas para manter a saúde e o bem-estar dos pequenos com a chegada do tempo frio.

Como posso prevenir as constipações e viroses típicas desta época? Posso passear na rua com um bebé quando está frio? É preciso mudar as rotinas e o sono com os dias mais curtos e as noites mais longas? Estas e outras perguntas vão ser respondidas num dia inteiro de workshops para casais na gravidez e pais de bebés até aos dois anos de idade.

Num formato interactivo, que incentiva a intervenção dos participantes, os temas serão abordados por especialistas e convidados especiais — experts nas matérias em debate.

Aqui, o dia de palestras começa às 10 horas com uma questão que começa logo à saída da maternidade: O meu bebé vai seguro no carro? O workshop da especialista Isabel Veiga Maltez, certificada em segurança rodoviária infantil, vai ensinar como deve ser a escolha e a instalação das cadeiras auto.  Uma preocupação de 99 em cada 100 pais de primeira viagem.

Outra conferência que vai dar o que falar é a “Quando ligar para o pediatra?”. A ideia é esclarecer dúvidas sobre a saúde do bebé no tempo frio. Os pais perguntam e o pediatra João Franco, do Consultório Cuidar do Bairro, responde.

O último workshop do dia é focado no desenvolvimento infantil dos 0 aos 18 meses. O objetivo é preparar os pais — e os bebés — para a separação, a autonomia e a exploração dos miúdos. Quem comanda a apresentação é o psicólogo Nuno Reis, do Centro do Bebé.

O programa completo deste dia inteiro de workshops está disponível online . Em paralelo à sala principal, decorrerá um programa específico para os casais na gravidez, com atendimento de especialistas do Centro do Bebé para tirar dúvidas relativas ao parto e pós parto.

A presença dos bebés não é necessária, mas eles são bem-vindos, particularmente os mais pequenos ou os que mamam em exclusivo, para ficarem perto das mães. Os mais crescidos podem ficar na zona de brincadeiras, onde vão poder brincar e descansar, mas sempre sob o cuidado dos pais, pois não há serviço de babysitting.

O bilhete individual, válido para toda a programação, custa 20€. Se for o casal, paga-se apenas 30€. As inscrições devem ser feitas através do email info@nullcentrodobebe.pt ou dos números 210 939 662 ou 912 896 591.