NiTfm live

Miúdos

SEA: “O álbum saiu em maio e já estou a escrever um novo livro”

A youtuber é uma das convidadas do Kids Music Fest. A NiT entrevistou Catarina Lowndes, que tem o primeiro disco à venda.
"Young Forever" foi o single que Sea cantou na NiT.

Quando começou a ir castings para ser vocalista de uma banda, ainda estudava Realização de Cinema, na Universidade de Tampa, nos Estados Unidos, onde cresceu. Estávamos em 2009 e Catarina Lowndes não imaginava que, dez anos depois, iria ser considerada a maior youtuber portuguesa, com mais de 800 mil subscritores.

Catarina nasceu em Lisboa, mas é descendente de mãe brasileira e pai português. Viveu com os pais durante grande parte da sua vida nos EUA, onde tinha o sonho de ser realizadora de filmes de terror. Embora a sua base sempre tenha sido Portugal, passou grande parte da adolescência a viajar por vários países.

“Os meus pais reagem hoje da mesma maneira que sempre reagiram, com aceitação às minhas escolhas. É um dos valores que realmente agradeço aos meus pais por me ensinarem, porque o mundo está repleto de pessoas únicas, com aspetos, culturas e religiões diferentes dos meus”, diz à NiT.

Aos 29 anos, SEA3P0 ou Sea, como é conhecida, cria conteúdos para o YouTube onde explica que não há nada de errado em ser diferente e que tudo é superado, desde que se trabalhe para isso. Lançou o canal em 2011, quando voltou para Portugal vinda dos EUA. Desde essa altura que não pára de acumular subscritores. É conhecida por apresentar as experiências pessoais num registo alegre, descontraído e positivo.

“Adoro este País e sou imensamente grata pelas oportunidades que me trouxe. Por estar aqui tornei-me cantora e youtuber.” 

Dos Estados Unidos ficou o sotaque. “Não tenho medo de desafios, you know. Talvez por isso, a minha criatividade não tenha limites. Na altura fazia tudo sozinha, escrevia os conteúdos para o canal e até editava os vídeos. Nos primeiros meses trabalhava mais de dez horas por dia”, acrescenta.

Sea3P0 vai atuar no Kids Music Fest, o festival dedicado a toda a família que acontece de 28 a 30 de junho nos Jardins do Casino do Estoril, no Estoril. A youtuber canta no dia 30 às 16 horas e o bilhete diário custa 7€.

“Mal posso esperar para cantar com a comunidade Sea Fam [o nome dado aos seguidores]”. Segundo a youtuber, eles já sabem todas as letras do novo álbum, “Dreamers”, que foi lançado no dia 10 de Maio.

Apesar de não ter feito nenhum curso relacionado com a indústria da música, Sea diz que aprendeu o que sabe sobre este mercado com uma banda indie-rock que tinha na adolescência, chamada Lion Skin.

“Com o meu trabalho quero provar que, independentemente do dinheiro que tens, com muito esforço consegues chegar a este patamar.”

A youtuber quer ainda contrariar a ideia de que os trabalhos “ditos normais” são os mais seguros. No entanto, sabe que não é um mercado fácil e que tudo leva algum tempo e dedicação a ser construído. “Mas, com empenho, é possível ter este dream job [trabalho de sonho].”

O seu primeiro livro, “Como ser um Unicórnio — Descobre a Magia que Há em Ti”, chegou em janeiro de 2018, pela editora Manuscrito. Conta a história de um unicórnio, o Bola de Neve Magistral, que por ter o corno partido é alvo de humilhações por parte dos cavalos que com ele vivem. Foi um sucesso em vendas, porque aborda o tema de bullying, que atinge vários adolescentes. O livro já vendeu mais de 10 mil exemplares e está a caminho da quarta edição.

“O YouTube, a escrita e a música ocupam-me grande parte do tempo, mas nunca me dou como satisfeita, preciso de arranjar sempre espaço para mais alguma coisa, como foi o caso do livro e agora do álbum.”

O acolhimento dos singles “Player 2” (lançado em junho de 2018) e “Bye Bye” (janeiro de 2019) também foi tão bom que, em maio, chegou “Dreamers”, o primeiro disco de originais da cantora. São nove temas no total, incluindo todos os singles editados até ao momento.

“Tudo [a entrada na música] começou em 2017, quando estava sentada na minha varanda e achei que estava na altura de fazer música. Nesse momento liguei ao meu amigo Guilherme Henriques, que agora é meu manager e disse-lhe: ‘Man, bora lá criar música.’ Às tantas resultou e aqui estou, uma artista da Warner Music.”

É uma verdadeira girl power e não pára: Sea3P0 já está a escrever um novo livro, sobre amor próprio, e planeia ainda fazer uma curta-metragem nos próximos meses.

“Young Forever” é o novo single e faz parte do álbum “Dreamers”, que Sea cantou na redação da NiT. Somos uns tipos com sorte.